O trabalho interdisciplinar entre psicólogo e assistente social é muito comum em termos da atuação técnica nos processos das Varas de Infância e Juventude. Segundo Julião e Massaro, in Franco e Melão (2007), sobre as características desse tipo de trabalho, julgue os itens a seguir.
I. Há preponderância de uma ciência sobre a outra, seja a Psicologia ou o Serviço Social, no sentido de que uma delas, no curso da investigação, dentro de um processo, se mostrará preponderante sobre a outra, que exercerá papel meramente auxiliar na investigação.
II. Há necessidade de, além de simples diálogo, existir relacionamento, participação, comunicabilidade e aceitação entre os profissionais.
III. Há postura profissional que permite se pôr a transitar o espaço da diferença, com sentido de busca, de desvelamento da pluralidade de ângulos que determinado objeto investigativo é capaz de proporcionar.
Assinale a alternativa correta.
- A) Apenas os itens I e II estão certos.
- B) Apenas os itens II e III estão certos
- C) Apenas os itens I e III estão certos.
- D) Todos os itens estão certos.
- E) Nenhum item está certo.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Apenas os itens II e III estão certos
Segundo Faria (2010, p.138):
“Entendemos que a atuação interdisciplinar não anula ou não invalida as formas de agir, compreender e aproximar da realidade, que todo o saber comporta, ainda que traga à tona a segmentação dos diferentes campos de conhecimento. Pensamos que não há perda de autonomia das áreas, mas demanda capacidade e experiência para partilhar este agir e este conhecimento.”
INCORRETA. A afirmação é improcedente, já que na atuação interdisciplinar não ocorre perda de autonomia das áreas, portanto, não há preponderância de uma ciência sobre a outra, dessa forma, ratifica-se que a proposição está ERRADA.
CORRETA. As características trazidas pela proposição se assemelham ao que menciona Faria (2010, p.134) sobre o assunto, confira:
“A literatura a respeito da interdisciplinaridade aponta um conjunto de características que, em sua articulação, desenharia uma prática interdisciplinar. Dentre elas podemos citar: • a intensidade das trocas entre as diversas áreas envolvidas; • o grau de integração real destas mesmas áreas; • a relação de reciprocidade enfatizando a importância de ser uma ação atitudinal; • a cooperação, entre outros”
CORRETA. Refletindo o que traz a proposição, On (1995, p.156) pondera:
“Penso a interdisciplinaridade, não como um método de investigação, uma técnica didática, um instrumento utilitário, um princípio de homogeneização, ou um modelo metodológico capaz de produzir ideias generalizadoras ou universalizantes. Penso-a, inicialmente, como postura profissional que permite busca de desvelamento da pluralidade de ângulos que um determinado objeto investigado é capaz de proporcionar, que uma determinada realidade é capaz de gerar, que diferentes formas de abordar o real podem trazer”
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que estão corretas apenas II e III, portanto, LETRA “B”.
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Fonte consultada:
ON, Maria Lúcia Rodrigues. O Serviço Social e a perspectiva interdisciplinar. In: MARTNELLI, Maria Lúcia et al (Org.). O uno e o múltiplo nas relações entre as áreas do saber. São Paulo: Cortez, 1995.
FARIA, D. J. Serviço Social: mediação e interdisciplinaridade. Elementos para reflexão. In: 20 anos de Unidade Auxiliar Centro Social. Trabalho Interdisciplinar. Construindo Saberes. OLIVERIA, C. A H. S., JOSÉ FILHO, Pe. M. (org). Franca: UNESP – FCHS, 2010.
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