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Os estudos sobre a formação acadêmica do profissional que atua na área de psicologia jurídica são de grande importância. No Brasil, esses estudos apontam que

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) a maioria dos profissionais possui apenas graduação e aqueles que buscaram a pós-graduação investiram na área clínica.

Gabarito: Letra B

Os estudos sobre a formação acadêmica do profissional que atua na área de psicologia jurídica são de grande importância. No Brasil, esses estudos apontam que
a)  todos os cursos de psicologia oferecem, atualmente, a disciplina de psicologia jurídica com uma extensa carga horária.

Errado. Muitos cursos de psicologia ainda não oferecem a disciplina de psicologia jurídica, ou oferecem apenas uma disciplina curta e optativa.

“Atualmente, não são todos os cursos de Psicologia que oferecem a disciplina de Psicologia Jurídica. E, quando o fazem, normalmente é uma matéria opcional e com uma carga horária pequena. Já nos cursos de Direito, ainda que a carga horária também seja reduzida, a disciplina já se tornou de caráter compulsório. Esses dados acarretam uma deficiência na formação acadêmica dos profissionais, o que exige o oferecimento, por parte das instituições judiciárias, de cursos de capacitação, treinamento e reciclagem. Os psicólogos sentem estar sempre “correndo atrás do prejuízo”, uma vez que as discussões sempre giram ao redor de noções básicas com as quais o psicólogo deveria ter tomado contato antes de chegar à instituição (Anaf, 2000).”


b)  a maioria dos profissionais possui apenas graduação e aqueles que buscaram a pós-graduação investiram na área clínica.

Certo. Esse cenário está mudando aos poucos, mas ainda é comum que os psicólogos jurídicos não tenham formação específica na área.


c)  poucos cursos de direito, mesmo aqueles com uma carga horária extensa, oferecem a disciplina de psicologia jurídica.
Errado. A disciplina de psicologia é obrigatória nos cursos de direito.

A inclusão do ensino de Psicologia no curso de Direito encontra-se apoiada no art 5º da Resolução CNE/CES n° 9, de 29 de setembro de 2004 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito e dá outras providências:

Art. 5º O curso de graduação em Direito deverá contemplar, em seu Projeto Pedagógico e em sua Organização Curricular, conteúdos e atividades que atendam aos seguintes eixos interligados de formação: I - Eixo de Formação Fundamental, tem por objetivo integrar o estudante no campo, estabelecendo as relações do Direito com outras áreas do saber, abrangendo dentre outros, estudos que envolvam conteúdos essenciais sobre Antropologia, Ciência Política, Economia, Ética, Filosofia, História, Psicologia e Sociologia.”

 

d)  a maioria dos profissionais que atua em psicologia jurídica possui cursos de pós-graduação específicos na área.

Errado. Como já dissemos, a tendência é aumentar o número de profissionais pós-graduados na área, mas essa ainda não é a realidade.

 

Nosso gabarito é Letra B

 

Referência

Soares, Laura Cristina Eiras Coelho, & Cardoso, Fernanda Simplício. (2016). O Ensino de Psicologia na Graduação em Direito: uma Proposta de Interlocução. Psicologia Ensino & Formação7(1), 59-69. https://dx.doi.org/10.21826/2179-58002016715969

Lago, Vivian de Medeiros, Amato, Paloma, Teixeira, Patrícia Alves, Rovinski, Sonia Liane Reichert, & Bandeira, Denise Ruschel. (2009). Um breve histórico da psicologia jurídica no Brasil e seus campos de atuação. Estudos de Psicologia (Campinas)26(4), 483-491. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2009000400009

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