Os fundamentos da entrevista cognitiva, usada para a entrevista de testemunhas no âmbito jurídico, estão enraizados nas técnicas de recuperação da memória do acontecimento testemunhado.
Sobre os fatores envolvidos na capacidade de adquirir, armazenar e evocar informações, assinale a afirmativa correta.
- A) A atenção é focada em todos os estímulos ambientais.
- B) A percepção é subjetiva, particular e individual.
- C) As memórias antigas são evocadas graças ao fenômeno do déjà vu.
- D) As lacunas da memória devem ser preenchidas com mentiras.
- E) A lembrança de eventos emocionalmente marcantes desvanece com o tempo.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) A percepção é subjetiva, particular e individual.
Os fundamentos da entrevista cognitiva, usada para a entrevista de testemunhas no âmbito jurídico, estão enraizados nas técnicas de recuperação da memória do acontecimento testemunhado.
Sobre os fatores envolvidos na capacidade de adquirir, armazenar e evocar informações, assinale a afirmativa correta.
Sobre o tema abordado pela questão, Ambrosio (2015, pp. 33-34) destaca:
“De acordo com pesquisas mais recentes, desenvolvidas na Universidade do México, a percepção ocorre no lóbulo frontal do cérebro, local onde também são processados os pensamentos complexos, a personalidade, a tomada de decisão, o planejamento dos comportamentos e a modulação dos comportamentos sociais. Disso resulta uma consequência muito interessante: a percepção se processa conjuntamente com essas outras funções cognitivas, tornando-se subjetiva, particular, individual. Assim, a percepção é processada unindo-se à história de vida, às memórias e às experiências do indivíduo.”
Com base no exposto vamos a análise das alternativas:
a) A atenção é focada em todos os estímulos ambientais.
(Alternativa INCORRETA. Segundo Ambrosio, 2015, p. 32:
“a atenção é o primeiro problema da percepção, pois só percebemos aquilo que prestamos atenção. Sem atenção não há percepção. Além disso, a natureza limitou nossa capacidade de atenção, para não sobrecarregar nosso cérebro.”)
b) A percepção é subjetiva, particular e individual.
(Alternativa CORRETA. A afirmativa é compatível com o que preconiza a literatura destacada, quanto a análise de relatos no âmbito jurídico.)
c) As memórias antigas são evocadas graças ao fenômeno do déjà vu.
(Alternativa INCORRETA. Conforme Ambrosio 2015, p. 35, menciona:
“...nossa mente preenche as lacunas do esquecimento com aquilo que acredita ser o mais provável de ter ocorrido, tomando por base nossa bagagem existencial. Esse processo de preenchimento é chamado de conhecimento esquemático ou conhecimento baseado em scripts e envolve aquilo que sabemos sobre o que acontece, normalmente, em uma dada situação. Esse processo é extremamente automatizado e mostra como nossas crenças e nossos conhecimentos têm grande influência quando nos lembramos do passado.”)
d) As lacunas da memória devem ser preenchidas com mentiras.
(Alternativa INCORRETA. Destacando um trecho pertinente do trecho supracitado:
“...nossa mente preenche as lacunas do esquecimento com aquilo que acredita ser o mais provável de ter ocorrido, tomando por base nossa bagagem existencial. Ambrosio, 2015, p. 35”)
e) A lembrança de eventos emocionalmente marcantes desvanece com o tempo.
(Alternativa INCORRETA. De acordo com Ambroio, 2015, p. 35
“Um fator que interfere na recuperação das memórias é a intensidade emocional do evento presenciado. Em geral, acontecimentos altamente emocionais são bem retidos. Mas quando o fato testemunhado é muito violento, com uma carga emocional muito intensa, pode ocorrer o fenômeno da amnésia emocional.”)
_______________
Fonte consultada:
Ambrosio, G. (2015). PSICOLOGIA DO TESTEMUNHO: técnicas de entrevista cognitiva. Psicologia do testemunho: técnicas de entrevista cognitiva. Disponível em https://juslaboris.tst.jus.br/bitstream/handle/20.500.12178/100761/2015_ambrosio_graziella_psicologia_testemunho.pdf?sequence=1
Deixe um comentário