Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os psicólogos que atuam no sistema prisional brasileiro relatam, frequentemente, uma grande dificuldade de compreensão e de legitimação do fazer psicológico dentro dos presídios, o que muitas vezes impede o bom desenvolvimento do trabalho. Esse fato evidencia:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) a necessidade de sensibilizar os agentes penitenciários e os juízes sobre a importância do trabalho de reeducação da psicologia.

 
 

A respeito do que destaca a questão, o Conselho Federal de Psicologia _ CFP, em documento concernente a prática profissional dos (as) psicólogos no Sistema Prisional, menciona:

 

“Os(as) profissionais relataram uma grande dificuldade de compreensão e de legitimação do fazer psicológico dentro dos presídios, o que muitas vezes impede o bom desenvolvimento do trabalho. Apontaram que há dificuldades na relação dos(as) psicólogos(as) com os demais técnicos, com os gestores dos presídios e com os profissionais que atuam no poder público: sistema judiciário, secretarias, superintendências, entre outros. Mostraram a necessidade de sensibilizar os agentes penitenciários e até os juízes sobre a importância do trabalho do(a) psicólogo(a) no contexto do sistema prisional. Além disso, há também a questão de que muitos entendem que a prioridade do sistema prisional é a punição, a manutenção da disciplina e do controle, o que, muitas vezes, impossibilita o trabalho de reeducação da Psicologia (CFP, 2009, p.29)”

 
 

a)  a necessidade de sensibilizar os agentes penitenciários e os juízes sobre a importância do trabalho de reeducação da psicologia.

CORRETA. Alternativa compatível com o que destaca a afirmação supracitada pelo CFP sobre a prática profissional da psicologia no Sistema Prisional.

 
 

b)  que a única função do sistema prisional é a punição, a manutenção da disciplina e do controle.

INCORRETA. Inclui-se entre as funções do sistema prisional brasileiro não apenas a punição, mas também a reintegração.

 
 

c)  que o trabalho do agente penitenciário é mais importante que o trabalho do psicólogo.

INCORRETA. A sobreposição de um saber sobre o outro não é procedente.

 
 

d)  que ao oferecer um espaço diferenciado de escuta há um favorecimento dos presos em detrimento das vítimas do crime cometido.

INCORRETA. O trabalho de escuta profissional feito pelo psicólogo deve ser ético e equânime.

 
 

e)  o bom relacionamento e a interlocução entre equipe técnica, agentes de segurança e secretaria de justiça.

INCORRETA. O que afirma a alternativa é incoerente com o que preconiza o enunciado, já que neste é destacado, que se aponte um fato que evidencie, sobre a “grande dificuldade de compreensão e de legitimação do fazer psicológico dentro dos presídios”, portanto, opção improcedente.

________________

Fonte consultada:

 

Conselho Federal de Psicologia A prática profissional dos (as) psicólogos no Sistema Prisional / Conselho Federal de Psicologia. - Brasília: CFP, 2009.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *