Para construção do Plano Individual de Atendimento (PIA) é realizado um estudo de caso em que são sistematizadas principalmente as informações referentes:
- A) ao contexto cultural e educacional em que o adolescente vive, ao diagnóstico psiquiátrico realizado no momento de ingresso no sistema assistencial e suas características físicas, habilidades manuais e viagens realizadas.
- B) ao contexto sociofamiliar de origem do adolescente, as circunstâncias da prática do ato infracional, suas aptidões, habilidades, interesses e motivações, suas características pessoais e condições para superação das suas dificuldades.
- C) ao estado de saúde do adolescente infrator, com ênfase no relato de doenças sexualmente transmissíveis, ao histórico familiar de violência e tentativas de suicídio, assim como as circunstâncias da prática do ato infracional.
- D) às crenças religiosas e socioambientais de cada adolescente, ao desenvolvimento intelectual do adolescente, suas habilidades, interesses e motivações, assim como se há envolvimento em movimento sociais ligados a grupos religiosos.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) ao contexto sociofamiliar de origem do adolescente, as circunstâncias da prática do ato infracional, suas aptidões, habilidades, interesses e motivações, suas características pessoais e condições para superação das suas dificuldades.
Para construção do Plano Individual de Atendimento (PIA) é realizado um estudo de caso em que são sistematizadas principalmente as informações referentes:
Segundo publicação especializada titulada “Práticas de socioeducação” (2010, p.62):
“No estudo de caso serão sistematizadas as informações referentes ao contexto sociofamiliar de origem do adolescente, as circunstâncias da prática do ato infracional, suas aptidões, habilidades, interesses e motivações, suas características pessoais e condições para superação das suas dificuldades.”
a) ao contexto cultural e educacional em que o adolescente vive, ao diagnóstico psiquiátrico realizado no momento de ingresso no sistema assistencial e suas características físicas, habilidades manuais e viagens realizadas.
INCORRETA. O contexto de análise é o sociofamiliar.
b) ao contexto sociofamiliar de origem do adolescente, as circunstâncias da prática do ato infracional, suas aptidões, habilidades, interesses e motivações, suas características pessoais e condições para superação das suas dificuldades.
CORRETA. Alternativa compatível com o que expressa a literatura supracitada, portanto, é procedente o que ratifica a assertiva.
c) ao estado de saúde do adolescente infrator, com ênfase no relato de doenças sexualmente transmissíveis, ao histórico familiar de violência e tentativas de suicídio, assim como as circunstâncias da prática do ato infracional.
INCORRETA. Note que na sistematização das informações para o estudo de caso, fatores referentes ao estado de saúde pode até estar incluídos, mas não constituirão o cerne de análise.
d) às crenças religiosas e socioambientais de cada adolescente, ao desenvolvimento intelectual do adolescente, suas habilidades, interesses e motivações, assim como se há envolvimento em movimento sociais ligados a grupos religiosos.
INCORRETA. O estudo de caso buscará compilar informações referentes as motivações do adolescente e seus interesses, mas de maneira muito mais abrangente tais informações serão adicionadas a outras também pertinentes ao contexto sociofamiliar avaliado.
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Fonte consultada:
Práticas de socioeducação / thelma Alves de Oliveira … [et al.] ; Deborah toledo Martins, Roberto Bassan Peixoto, orgs. - 2. ed. - Curitiba :Secretaria de Estado da Criança e da Juventude, 2010
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