Parâmetros psicológicos que atuam na definição de uma etiologia para o comportamento criminoso enfatizam como proposições fundamentais o fato de que o(s)
- A) criminoso é um homem como outro qualquer, só se diferenciando por ter maior aptidão para a passagem ao ato.
- B) criminoso possui disfunções neuropsicológicas com maior expressividade no lobo frontal e nos lobos temporais.
- C) exagerado crescimento demográfico, o desequilíbrio na distribuição de renda, o ócio na juventude e a desestruturação do núcleo familiar são referências na causalidade do comportamento criminoso.
- D) álcool é freqüentemente relacionado com o comportamento violento, associado à diminuição dos níveis de glicose e colesterol.
- E) estudos demonstraram que tanto a ativação tônica quanto a ativação fásica são menores nos criminosos.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) criminoso é um homem como outro qualquer, só se diferenciando por ter maior aptidão para a passagem ao ato.
Parâmetros psicológicos que atuam na definição de uma etiologia para o comportamento criminoso enfatizam como proposições fundamentais o fato de que o(s)
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"2. Parâmetros psicológicos
Peixoto (1936) enfatizou que Garofalo estabeleceu o marco do estudo do comportamento criminoso por uma orientação dos aspectos morais e psicológicos. O criminoso é portador de uma anomalia moral e psíquica, uma espécie de lesão ética, a qual seria responsável pela prática de atos delinqüentes.
As concepções com enfoque psicológico de um modo geral enfatizam que as suas proposições fundamentais abordam
(a) o criminoso é um homem como outro qualquer, só se diferenciando por uma maior aptidão para a passagem ao ato;
(b) a personalidade criminal é descrita através de traços psicológicos (ou componentes) que são agrupados num nó central e em variantes;
(c) o nó central engloba os traços de agressividade, egocentrismo, labilidade e indiferença afetiva, sendo estes os elementos responsáveis pela efetiva passagem ao ato, enquanto as variantes (fatores de temperamento, aptidões físicas, intelectuais e profissionais, razões aparentes, necessidades nutritivas e sexuais) serão responsáveis pelas diferentes modalidades desse ato;
(d) a personalidade do criminoso considerada na sua globalidade é dinâmica, resultando a sua especificidade ou particularidade da associação, ação e interação específica dos seus diferentes traços constitutivos ela é um resultado e não um dado."
Fonte: "Temas em psiquiatria forense e psicologia jurídica I" (Serafim et al.)
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) criminoso é um homem como outro qualquer, só se diferenciando por ter maior aptidão para a passagem ao ato.
b) criminoso possui disfunções neuropsicológicas com maior expressividade no lobo frontal e nos lobos temporais.
c) exagerado crescimento demográfico, o desequilíbrio na distribuição de renda, o ócio na juventude e a desestruturação do núcleo familiar são referências na causalidade do comportamento criminoso.
d) álcool é freqüentemente relacionado com o comportamento violento, associado à diminuição dos níveis de glicose e colesterol.
e) estudos demonstraram que tanto a ativação tônica quanto a ativação fásica são menores nos criminosos.
Deixe um comentário