Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Priscila é uma mãe pouco tolerante com condutas indisciplinadas da filha Isabela, de 4 anos. Nessas ocasiões, ameaça sair de casa e abandonar a família. Na visão de John Bowlby (2015), tal conduta materna favorece a formação, em Isabela, de

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) ligação ansiosa.

  

Priscila é uma mãe pouco tolerante com condutas indisciplinadas da filha Isabela, de 4 anos. Nessas ocasiões, ameaça sair de casa e abandonar a família. Na visão de John Bowlby (2015), tal conduta materna favorece a formação, em Isabela, de

 
 

Base teórica para a compreensão da questão

 

John Bowlby (1907 - 1990) representa um dos principais autores no campo da Teoria do apego. Os estudos de Bowlby, tem como princípio básico a noção de que os seres humanos possuem mecanismos adaptativos para sobreviver. Conforme o autor é de extrema necessidade da criança que ela tenha uma figura de apego durante seus primeiros anos de vida. A teoria do apego é uma compreensão interdisciplinar composta por uma perspectiva evolutiva e também psicológica. A respeito da possível formação favorecida no caso de Isabela, acompanhe as colocações de Reis & Simões (2011), atentando-se especialmente para os grifos em azul:

 
  • De acordo com John Bowlby, a formação do afeto inicia-se já na infância: a primeira relação afetiva entre o bebê e sua mãe envolve uma série de sinais inatos (como choro e riso) que tem como consequência o cuidado parental – o que ele chamou de Teoria do Apego.
 
  • Existem condições adversas de parentalidade, diretamente ligadas com o desenvolvimento do afeto, e, como tal, podem acarretar em adultos ansiosos, inseguros, imaturos neuróticos, depressivos ou até mesmo fóbicos. São condições como ausência de respostas dos pais frente ao pedido de atenção da criança; ameaça de faltar com amor; abandono; ameaça de suicídio por um dos pais ou de um matar o outro; e alegar que a culpa dos problemas da família é da criança.
 
  • Tais experiências podem resultar em um indivíduo que viverá em constante ansiedade e medo de perder aquele que supostamente lhe ama, o que Bowlby denominou de “ligação ansiosa”.
 
 

Análise das alternativas

 

a)  transtorno de pânico.

Incorreta. John Bowlby não especifica em casos como o de Isabela sobre quadros mentais (em termos de enquadre patológicos), mas trata de padrões de comportamento, desencadeados pela qualidade do cuidado parental.

   

b)  transtornos de conduta.

Incorreta. Vide correção da Letra “A”.

   

c)  ligação ansiosa.

Correta. Considerando a compatibilidade entre os descritores do caso e o que traz a literatura de Reis & Simões (2011), ratifica-se que “ligação ansiosa” é a formação favorecida pelas ameaças de abandono da mãe, no caso de Isabela, portanto, opção verdadeira.

 

d)  pensamentos catastróficos.

Incorreta. A ocorrência de pensamentos catastróficos reflete, principalmente, um aspecto cognitivo disfuncional, e não necessariamente, uma consequência de cuidado parental não salutar.

   

e)  um núcleo psicótico.

Incorreta. A ligação ansiosa é o padrão comportamental mais provável no caso de Isabela.

 

_______________

Fonte consultada:

REIS, C., & SIMÕES, F. M. (2011). As relações familiares sob a ótica da responsabilidade civil brasileira. Revista Jurídica Cesumar-Mestrado, 575-591.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *