Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Quanto ao histórico da psicologia jurídica, esta iniciou-se para oferecer ao juiz subsídios para uma decisão justa, buscava a veracidade dos fatos. A psicologia entrou no foro via problema da família no trato dos seus filhos, pela vara da infância e da juventude. Na década de 30, a medicina entrou no conceito de loucura, já estando inserida a doença mental.

 

A partir desse histórico da Psicologia Jurídica, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

 

I.  1979.


II.  1980.


III.  1981.


IV.  1985.


(   )  Atuação nas audiências interprofissionais (psicologia e serviço social), atendimento em juízo.


(   )  Primeiro concurso realizado para psicólogo.


(   )  Auxílio a juízes nas decisões no âmbito familiar (contratados pelo Tribunal de Justiça).


(   )  Início da psicologia para colaborar com o serviço de colocação familiar.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) II – IV – III – I.


Quanto ao histórico da psicologia jurídica, esta iniciou-se para oferecer ao juiz subsídios para uma decisão justa, buscava a veracidade dos fatos. A psicologia entrou no foro via problema da família no trato dos seus filhos, pela vara da infância e da juventude. Na década de 30, a medicina entrou no conceito de loucura, já estando inserida a doença mental. A partir desse histórico da Psicologia Jurídica, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.


 

Conforme o Manual de Procedimentos Técnicos a respeito da “Atuação dos Profissionais de Serviço Social e Psicologia” o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – TJE/SP (2017), tem-se os seguintes marcos referentes a psicologia jurídica no Brasil:

  • o ingresso oficial do psicólogo ocorreu nas Varas de Menores (atuais Varas de Infância e Juventude), e, posteriormente, nas Varas de Família e Sucessões. [..] a intervenção consistia na confecção de um diagnóstico situacional, na orientação e aconselhamento com o intuito de garantir a convivência familiar. A realização desse tipo de trabalho estava amparada legalmente pelo Código de Menores de 1979, que estabelecia a diferenciação dos atendimentos realizados pelos psicólogos na Promoção Social e no Judiciário.
  • Em 1980, os psicólogos passaram a atuar nas chamadas audiências interprofissionais, propostas por Camargo (1982), que se constituíam numa forma de atendimento dos casos em juízo, por meio da prévia apuração da equipe técnica, composta por Assistente Social e Psicólogo. [...] Esta proposta constituiu-se em verdadeiro marco para a entrada definitiva dos psicólogos nos quadros da instituição jurídica. Em 1981, foram legalmente contratados e passaram a integrar quase todas as Varas de Infância e Juventude da capital. Quatro anos depois, realizou-se o primeiro concurso público nos quadros do Tribunal de Justiça de São Paulo com a criação de 65 cargos efetivos e mais 16 cargos de chefia.”
 

Com base no exposto, as conexões entre datas e fatos, ficariam dispostas da seguinte forma:

 

I.  1979. II.  1980. III.  1981. IV.  1985.


(II) Atuação nas audiências interprofissionais (psicologia e serviço social), atendimento em juízo.


(IV) Primeiro concurso realizado para psicólogo.


(III) Auxílio a juízes nas decisões no âmbito familiar (contratados pelo Tribunal de Justiça).

 

(I) Início da psicologia para colaborar com o serviço de colocação familiar.

 

Dessa forma, conclui-se que a sequência CORRETA seria II – IV – III – I, portanto, LETRA C.

________________

Fonte consultada:

 

Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – TJE/SP. (2017). Atuação dos Profissionais de Serviço Social e Psicologia _ Infância e Juventude (Manual de Procedimentos Técnicos). Disponível em http://www.tjsp.jus.br/download/corregedoria/pdf/manual_de_procedimentos.pdf

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *