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Segundo a visão de S. Rovinski (em Hutz et al., 2020), o relatório psicossocial de adolescentes que cumprem medida socioeducativa deve

Resposta:

ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

QUESTÃO ANULADA

 

Segundo a visão de S. Rovinski (em Hutz et al., 2020), o relatório psicossocial de adolescentes que cumprem medida socioeducativa deve

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"ASPECTOS QUE DEVEM CONSTAR NO RELATÓRIO

 

A partir de nossa experiência, concluímos que existem alguns aspectos e premissas que não podem deixar de
constar no relatório psicossocial de adolescentes que cumprem medida socioeducativa, conforme pontuamos a
seguir.

 

1. o relatório precisa ser amplo (...)


2. história familiar do adolescente (...)


3. contextualização do adolescente em perspectiva sócio-histórica (...)


4. compreensão do adolescente como pessoa em desenvolvimento (...)


5. visões ampliadas sobre o adolescente incluindo seu contexto social (...)


6. potencialidades e habilidades do adolescente (...)


7. O relatório deve trazer informações claras e objetivas (...)


8. compreensão sobre as representações que os adolescentes têm sobre a lei e a justiça (...)


9. aspectos da vida que podem estar sendo comunicadas pela adolescente por meio de seus atos
infracionais (...)


10. perspectiva relacional e do olhar da complexidade na compreensão dos atos infracionais do
adolescente (...) 


11. o relatório deve conter as metas pactuadas com o adolescente e sua família (...)"

 

Fonte: "O Relatório Psicossocial na Avaliação do Adolescente Infrator" (Penso e Conceição) In: "Avaliação Psicológica no Contexto Forense" (Hutz et al.)

 

Contudo, a questão utilizou o capítulo de Penso e Conceição, e não de Rovinski. Por isso, a banca resolveu anular a questão.

 

Apesar desse erro na citação, a resposta da questão está na Letra E.

 

a)  ter foco nas habilidades e recursos psicológicos do adolescente em comparação ao grupo etário, a fim de propor um plano de atendimento individual que promova os aspectos saudáveis do jovem transgressor.


b)  se ater às condições socioculturais que causaram a conduta transgressora do adolescente, favorecendo a compreensão do contexto em que se deu a transgressão.


c)  limitar-se aos quesitos propostos pela autoridade judiciária, a fim de fornecer elementos para tomadas de decisão quanto à progressão ou suspensão da medida aplicada.


d)  contribuir para a identificação de características do adolescente compatíveis com um perfil de delinquente, a fim de indicar as medidas corretivas necessárias.


e)  incluir as representações que o adolescente desenvolveu a respeito de valores sociais, lei e justiça, a fim de compreender como se deu sua incursão na marginalidade.

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