Segundo Foucault, a “humanidade” do criminoso começou a ser edificada entre os séculos XVIII-XIX como limite a ser respeitado na aplicação das punições, constituindo-se como fronteira a ser preservada em contraponto aos antigos excessos do soberano. A partir da humanidade como medida, as penas foram suavizadas. O surgimento da punição moderna passa a ser orientada por uma tecnologia que organiza a multiplicidade humana no tempo e no espaço, visando controlar os indivíduos em suas ações e aperfeiçoar ao máximo suas capacidades.
Tal tecnologia é designada por Foucault como
- A) suplício.
- B) higienismo.
- C) inquérito.
- D) disciplina.
- E) razão.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) disciplina.
Análise das alternativas:
a) Incorreta. Segundo Foucault, suplício faz parte de um ritual, sendo um elemento na liturgia punitiva. Uma pena, para ser considerada suplício, deve produzir uma certa quantidade de sofrimento. Em relação a vítima, o suplício deve ser marcante, destina-se a torná-la infame e deve ser constatado por todos. A finalidade do suplício era punir e intimidar a sociedade para assim impedir a futura violação das leis.
b) Incorreta. O higienismo é uma doutrina que nasce com o liberalismo, na primeira metade do século XIX quando os governantes começam a dar maior atenção à saúde dos habitantes das cidades.
c) Incorreta. O inquérito, para foucault, é como um sistema racional de estabelecimento da verdade. Caracteriza-se pelo uso do poder, que se exerce primeiramente fazendo perguntas, questionando, pois não se sabe a verdade e procura sabê-la. Além disso, para determinar a verdade o poder dirige-se aos notáveis, ou seja, às pessoas capazes de saber devido a sua posição e conhecimento.
d) Correta. Para Foucault, o papel das disciplinas é dominar o corpo tornando-o dócil e produtivo, ao mesmo tempo em que diminui sua utilidade política, tornando-o obediente. Trata-se de uma técnica de poder que responde às questões de como vigiar alguém, como intensificar seus rendimentos, como multiplicar suas capacidades, de como colocar seu corpo em um lugar que seja mais útil. Portanto, condiz com a descrição do enunciado.
e) Incorreta. Foucault discorre sobre a razão contraposta a loucura e conclui que a loucura se encontra disseminada no próprio exercício da razão; é a loucura que, na realidade, como serva da razão, confere razoabilidade a esta.
Fonte:
SILVEIRA, Rafael. Michel Foucault: poder e análise das organizações. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
NALLI, Marcos. Foucault e a fenomenologia. Edições Loyola, 2006.
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