Segundo Losacco (2003), o fenômeno da globalização vem criando muitas mudanças que se refletem em vários âmbitos socioculturais e na mais tradicional das instituições, que é a família. A família não é mais composta exclusivamente pelo casamento formal, podendo ser constituída por mães solteiras, pais solteiros, pais adotivos, avós, tios, casais homoafetivos etc. Essa nova compreensão de família se estrutura:
- A) mais no afeto do que nas relações de consanguinidade, parentesco ou casamento.
- B) nos interesses da criança ou adolescente.
- C) nas relações de interesses das partes envolvidas.
- D) nos dispositivos da lei.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) mais no afeto do que nas relações de consanguinidade, parentesco ou casamento.
É possível responder essa questão considerando apenas a ideia transmitida pelo enunciado. Devemos nos ligar, principalmente, ao seguinte trecho:
"[...] A família não é mais composta exclusivamente pelo casamento formal, podendo ser constituída por mães solteiras, pais solteiros, pais adotivos, avós, tios, casais homoafetivos etc."
A partir do trecho acima, conseguimos chegar à resposta mais compatível com o que foi falado. Deve ser uma opção que vai no mesmo sentido dessa abrangência descrita. Se compararmos os itens, a afirmação que mais se aproxima foi apresentada pela LETRA A.
Essa nova compreensão de família se estrutura:
a) mais no afeto do que nas relações de consanguinidade, parentesco ou casamento.
O restante das opções citam ideias que não completariam corretamente a sentença.
Fonte: LOSACCO, S. O Jovem e o Contexto Familiar. In: ACOSTA, A. R.; VITALE, M. A. F. Família: redes, laços e políticas públicas. São Paulo: Cortez: Instituto de Estudos Especiais – PUC/SP, 2007. p. 63-76.
Deixe um comentário