Segundo Rovinski (2011, p. 100), “a regra básica para que seja mantida a ética na elaboração de documentos psicológicos na área forense, é que se respeite o conceito de pertinência”.
Assinale a alternativa que justifica corretamente esse conceito.
- A) Devem-se incluir, sem restrições, todos os dados subjetivos obtidos no processo de avaliação psicológica realizado.
- B) Devem-se abordar aspectos que vão além da questão jurídica, para dar significado aos dados obtidos na avaliação psicológica.
- C) Devem-se descrever na sua essência conteúdos extraídos das entrevistas estruturadas, com o cuidado de não interferir no que foi relatado.
- D) Devem-se excluir ou tornar relativos todos os dados obtidos na avaliação psicológica que não estejam justificados de maneira objetiva.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Devem-se excluir ou tornar relativos todos os dados obtidos na avaliação psicológica que não estejam justificados de maneira objetiva.
O conteúdo da questão foi especificado em uma cartilha do CFP sobre Avaliação Psicológica. Há um parágrafo no documento falando exatamente disso:
De modo geral, a regra básica para que seja mantida a ética na elaboração dos documentos psicológicos na área forense é que se respeite o conceito de pertinência. Deve-se excluir ou tornar relativo tudo aquilo que não esteja justificado de maneira objetiva, preferencialmente detalhando os níveis de confiança das predições e descrições, bem como só será discutida a matéria da Psicologia que esteja relacionada à questão jurídica, excluindo todos os dados que não forem essenciais à justificativa da conclusão do laudo.
Portanto, está correto o que se afirma na ALTERNATIVA D.
Fonte: http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2013/04/anodaavaliacaopsicologica_prop8.pdf
Deixe um comentário