Segundo Volpi (2001), a problemática dos adolescentes em conflito com a lei deve evitar visões extremistas. Assinale a alternativa que expressa uma posição não extremista:
- A) o adolescente é vítima de um sistema e de uma sociedade violenta.
- B) o adolescente nasce infrator e tem motivações internas para a violência.
- C) as condições de vida do adolescente contribuem para a construção do quadro de violência social.
- D) caráter e personalidade determinam os conflitos dos adolescentes com a lei.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) as condições de vida do adolescente contribuem para a construção do quadro de violência social.
Nesta questão conseguimos selecionar a alternativa mais adequada pela solicitação feita pelo próprio enunciado. Devemos encontrar a opção que apresenta um visão não extremista. Vejamos cada uma delas:
a) o adolescente é vítima de um sistema e de uma sociedade violenta.
INCORRETA. O caráter extremista se expressa pela afirmação de uma característica que soa como cristalizada: o adolescente como vítima.
b) o adolescente nasce infrator e tem motivações internas para a violência.
INCORRETA. Da mesma forma que na alternativa anterior, é afirmado que o adolescente já apresenta desde o nascimento uma conduta de infração. Esse tipo de afirmação não considera outras possibilidades de desenvolvimento da personalidade do adolescente.
c) as condições de vida do adolescente contribuem para a construção do quadro de violência social.
CORRETA. A expressão "contribuem" permite selecionarmos essa alternativa como correta, pois abre espaço para outras formas de desenvolvimento do adolescente.
d) caráter e personalidade determinam os conflitos dos adolescentes com a lei.
INCORRETA. Não necessariamente o caráter e a personalidade determinam conflitos dos adolescentes com a lei. As características do meio ambiente também podem contribuir para o desenvolvimento desse quadro.
Deixe um comentário