Sobre a avaliação psicológica em casos de abuso sexual na infância e adolescência, Luísa Habigzang et all (2008) relatam o desafio de evitar formas traumáticas de intervenção. Segundo as autoras, o fator mais importante para superar esse desafio é:
- A) a quantidade de avaliações estruturadas utilizadas
- B) o não esclarecimento de que se trata de uma avaliação psicológica
- C) a avaliação ser realizada na presença de um familiar da criança/adolescente
- D) a postura do profissional diante da criança/adolescente e seu comprometimento com ela
Resposta:
A alternativa correta é letra D) a postura do profissional diante da criança/adolescente e seu comprometimento com ela
Sobre a avaliação psicológica em casos de abuso sexual na infância e adolescência, Luísa Habigzang et al (2008) relatam o desafio de evitar formas traumáticas de intervenção. Segundo as autoras, o fator mais importante para superar esse desafio é:
Veja o texto de Habigzang et al.:
"Considerando os resultados encontrados, o processo de avaliação psicológica empregado possibilitou a compreensão da dinâmica de cada caso, através da entrevista inicial, bem como auxiliou na investigação de sintomas psicológicos decorrentes, através dos instrumentos psicológicos utilizados.
Contudo, salienta-se a necessidade de desenvolver instrumentos psicológicos validados para avaliação dos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Tais instrumentos poderiam garantir maior acurácia nas avaliações psicológicas, contribuindo para o planejamento de intervenções clínicas adequadas, bem como para os relatórios solicitados pela área jurídica sobre os casos.
Além de um modelo estruturado de avaliação, a postura do profissional diante da criança e seu comprometimento com ela é o fator mais importante para garantir, não apenas o conhecimento da história de abuso, mas o acolhimento e confiança da vítima, fundamentais para uma avaliação de qualidade"
Essa é uma questão que busca o posicionamento exato da autora, que é encontrado na Letra D.
a) a quantidade de avaliações estruturadas utilizadas
b) o não esclarecimento de que se trata de uma avaliação psicológica
c) a avaliação ser realizada na presença de um familiar da criança/adolescente
d) a postura do profissional diante da criança/adolescente e seu comprometimento com ela
Deixe um comentário