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Sobre os comportamentos agressivos na infância e adolescência, assinale a alternativa INCORRETA.

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) Comportamentos agressivos de cunho predominantemente físico tendem a aumentar com o passar do tempo, enquanto comportamentos delinquentes e de violação de regras tendem a diminuir à medida que os adolescentes ficam mais velhos.

Gabarito: Letra A

Sobre os comportamentos agressivos na infância e adolescência, assinale a alternativa INCORRETA.
a)  Comportamentos agressivos de cunho predominantemente físico tendem a aumentar com o passar do tempo, enquanto comportamentos delinquentes e de violação de regras tendem a diminuir à medida que os adolescentes ficam mais velhos.

Errado. Os comportamentos de violação de regras tendem a aparecer mais tardiamente que os comportamentos predominantemente físicos.


b)  Punição física é um fator estreitamente associado ao desenvolvimento de comportamento agressivo em crianças e adolescentes.

Certo! As crianças podem aprender esse comportamento por modelação.

“Dentre os estilos parentais considerados reforçadores de agressividade, estão ainda aqueles cujas práticas envolvem abuso físico e psicológico. O abuso físico flutua desde a punição corporal leve (instrumental) e a severa, e muitas vezes, a punição leve avança para manifestações cada vez mais agressivas. O abuso psicológico diz respeito ao abuso de poder ou falta de afeto em relação à criança, traduzindo-se em comportamentos de confinamento em espaços pequenos, humilhações em público, abuso verbal, ameaças, dentre outros (Gomide, 2003). Além da agressividade, ambas as práticas facilitam uma série de conseqüências negativa para as crianças, tais como dificuldades no desenvolvimento da autonomia, baixa auto-estima e comportamentos delinqüentes (Maldonado, 1996).

Segundo Bee (2003), grande parte dos pais usa a punição para controlar as ações de seus filhos. Na verdade, a utilização da punição é altamente reforçadora para os pais porque a criança interrompe o comportamento de forma imediata. Entretanto, a longo prazo, a mudança não é mantida e os efeitos emocionais e comportamentais mostram-se bastante extensos. A criança que é castigada por gritar pode passar a evitar falar, por exemplo, ou pode, ainda, exacerbar o nível de seus gritos. As crianças que são punidas fisicamente podem também aprender, por modelação (imitação dos modelos), a se comportar da mesma forma, repetindo esse tipo de comportamento todas as vezes que necessitar obter o que ela deseja.”


c)  Crianças que vivem em piores condições socioeconômicas apresentam maiores taxas de problemas de conduta em relação às crianças que vivem em ambiente sem vulnerabilidade social.

Certo! As condições socioeconômicas, apesar de não serem único fator envolvido, podem estar relacionadas com as questões de conduta.


d)  Os meninos são considerados como grupo de risco para o desenvolvimento de sintomas externalizantes, como os comportamentos agressivos.

Certo! As maiores taxas desses comportamentos estão entre os meninos.


e)  Presença de problemas de saúde mental na mãe e ausência da figura paterna na família são considerados fatores de risco para o desenvolvimento de problemas de conduta do tipo externalizante.

Certo! Esses também são fatores de risco.

 

Nosso gabarito é Letra A

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