Tradicionalmente, as falsas memórias vem sendo investigadas através de vários tipos de procedimentos experimentais que potencializam sua ocorrência utilizando diversos materiais. Na última década, uma metodologia bastante difundida é
- A) a das Fábulas de Duss.
- B) o Questionário Desiderativo.
- C) a Lista de Palavras Associadas.
- D) o Método de Rorschach.
- E) a das Palavras Cruzadas.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) a Lista de Palavras Associadas.
Gabarito Letra C
Tradicionalmente, as falsas memórias vem sendo investigadas através de vários tipos de procedimentos experimentais que potencializam sua ocorrência utilizando diversos materiais. Na última década, uma metodologia bastante difundida é
a) a das Fábulas de Duss.
b) o Questionário Desiderativo.
c) a Lista de Palavras Associadas.
d) o Método de Rorschach.
e) a das Palavras Cruzadas.
O método utilizado no mundo todo no estudo experimental das falsas memórias são as listas de palavras associadas:
“O procedimento de Roediger e McDermott (1995), que utiliza listas de palavras associadas, vem sendo utilizado no mundo inteiro pela sua comprovada eficácia no estudo experimental das falsas memórias.”
“O primeiro estudo brasileiro a utilizar o procedimento DRM foi realizado por Stein e Pergher (2001). Foram traduzidas e adaptadas para o português 10 das 36 listas de Stadler et al. (1999) e, posteriormente, aplicadas em 60 universitários brasileiros. A memória foi verificada através de testes de reconhecimento. Nesse estudo de Stein e Pergher, foi investigado o efeito do momento da testagem nas memórias verdadeiras e falsas, e a persistência dessas memórias por um período de uma semana. Verificou-se, também, o efeito de um teste de memória anterior sobre um teste posterior. Os resultados desse estudo demonstraram a eficácia do procedimento para o estudo das falsas memórias para a população adulta brasileira. Além disso, foi observado que um simples teste de memória imediato aumentava os níveis de memória verdadeira e falsa no teste posterior e que, com a passagem do tempo, os índices de falsas memórias superavam àqueles das memórias verdadeiras.”
Nosso gabarito é Letra C
Fonte: Stein, Lilian Milnitsky, Feix, Leandro da Fonte e Rohenkohl, GustavoAvanços metodológicos no estudo das falsas memórias: construção e normatização do procedimento de palavras associadas. Psicologia: Reflexão e Crítica [online]. 2006, v. 19, n. 2 [Acessado 22 Maio 2022] , pp. 166-176.
Deixe um comentário