Um dos serviços socioassistenciais caracterizado como de alta complexidade é o serviço de acolhimento em família acolhedora. Uma criança que foi encaminhada para esse tipo de serviço
- A) pode retornar à família de origem ou, na impossibilidade disso acontecer, ser encaminhada para adoção.
- B) está impedida definitivamente de retomar o contato com a família de origem e, por isso, aguarda sua adoção junto à família acolhedora.
- C) já foi adotada pela família acolhedora, que aguarda os procedimentos legais para assumir a responsabilidade legal pelos seus cuidados.
- D) foi afastada definitivamente de sua família de origem, e não poderá ser adotada porque precisa de proteção integral.
- E) pode retomar o contato com a família de origem assim que desejar, bastando, para isso, informar sua família acolhedora.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) pode retornar à família de origem ou, na impossibilidade disso acontecer, ser encaminhada para adoção.
Gabarito Letra A
A questão pergunta qual alternativa correta sobre o acolhimento em família acolhedora. Antes de ver as alternativas, vamos ver mais informações sobre esse serviço, de acordo com o Ministério da Cidadania:
SERVIÇO DE ACOLHIMENTO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA
O QUE É
Serviço que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes, afastados da família por medida de proteção, em residência de famílias acolhedoras cadastradas, até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção. O serviço é o responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as Famílias Acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança e/ou adolescente acolhido e sua família de origem.
Nos serviços de acolhimento, busca-se proporcionar o retorno seguro ao convívio familiar, priorizando a família de origem, mas caso não seja possível, a criança ou adolescente deverá ser encaminhada para uma família substituta por via da adoção, guarda ou tutela.
Agora, vejamos as alternativas:
a) pode retornar à família de origem ou, na impossibilidade disso acontecer, ser encaminhada para adoção.
Certo!
b) está impedida definitivamente de retomar o contato com a família de origem e, por isso, aguarda sua adoção junto à família acolhedora.
Errado. O retorno seguro da criança para a família de origem é sempre o maior objetivo.
c) já foi adotada pela família acolhedora, que aguarda os procedimentos legais para assumir a responsabilidade legal pelos seus cuidados.
Errado. A família acolhedora acolhe as crianças até que seja possível o retorno a família de origem, e caso isso não seja possível, até ser encaminhada para adoção. Ou seja, essa criança ainda não foi adotada.
d) foi afastada definitivamente de sua família de origem, e não poderá ser adotada porque precisa de proteção integral.
Errado. Não foi afastada definitivamente da família de origem ainda e caso seja, poderá sim ser adotada.
e) pode retomar o contato com a família de origem assim que desejar, bastando, para isso, informar sua família acolhedora.
Errado. A criança poderá retomar o contato com a família de origem quando for seguro.
Dessa forma, nosso gabarito é Letra A.
Referência
MINISTÉRIO DA CIDADANIA. Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. Proteção Social Especial de Alta Complexidade: SERVIÇO DE ACOLHIMENTO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA. Disponível em: < http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/mds-pra-voce/carta-de-servicos/gestor/assistencia-social/alta-complexidade-4> Acesso em 13 de novembro de 2019.
Deixe um comentário