Um importante sinal de dificuldade de acolher uma criança a ser adotada, apontada na obra Laços e Rupturas – leituras psicanalíticas sobre adoção e o acolhimento institucional (Ferreira e Ghirardi, 2016), é o casal apresentar necessidade recorrente de fazer referência
- A) ao temor de que a criança seja problemática.
- B) ao intenso desejo de ter uma criança.
- C) ao luto sofrido por perdas anteriores.
- D) à família biológica da criança.
- E) à ansiedade quanto à própria competência parental.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) à família biológica da criança.
Ghirardi (2016) discorre sobre a dificuldade de acolhimento em um capítulo sobre devolução de crianças adotadas. Veja o que a autora conclui:
Quando a questão da devolução das crianças é colocada, a família biológica é referida como o lugar pretendido, visto que na fantasia de alguns adotantes é lá que ela deveria estar e, talvez, de onde nunca devesse ter saído. A "herança" e o "sangue ruim" seriam os atributos que justificariam o comportamento indesejável da criança que não corresponde aos ideais traçados para ela.
A resposta correta foi mencionada pela ALTERNATIVA D.
As outras opções não citam a referência apontada pela autora como significando uma dificuldade no acolhimento da criança adotada. Dessa forma, podemos descartá-las.
Fonte: FERREIRA, M. P. e GHIRARDI, M. L. A. (Org.). Laços e Rupturas – leituras psicanalíticas sobre a adoção e o acolhimento institucional. São Paulo: Escuta: Instituto Tortuga, 2016.
Deixe um comentário