O marido colocou o veículo em movimento, atingiu a mulher e a arrastou até imprensá-la contra um muro. Ela caiu sobre o capô do carro e morreu em conseqüência de traumatismo craniano e hemorragia. Os filhos do casal, um de 5 e outro de 11 anos de idade, estavam no carro e assistiram à cena. O criminoso disse à polícia que matou a mulher porque ela havia se decidido pelo divórcio e acabara de lhe reafirmar essa decisão. Disse ainda que não havia planejado o atropelamento, estava arrependido e agira motivado por ciúmes. Ainda assim, ele poderá ser condenado a 30 anos de prisão.
Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir.
Ao presenciar o crime, as crianças partilharam a mesma experiência e, por isso, o episódio terá o mesmo impacto sobre o desenvolvimento da personalidade de ambas.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é a letra B) "Errado".Explicação:Embora as crianças tenham presenciado o mesmo evento traumático, isso não significa que terão o mesmo impacto sobre o desenvolvimento da personalidade de ambas. O impacto psicológico de um evento traumático pode variar significativamente de uma criança para outra, dependendo de uma série de fatores, como idade, personalidade, experiências prévias, suporte emocional disponível e capacidade de resiliência.Além disso, as crianças podem interpretar e processar o evento de maneiras diferentes, o que pode influenciar a forma como elas lidam com o trauma e desenvolvem sua personalidade no futuro. Enquanto uma criança pode apresentar sintomas de estresse pós-traumático, outra pode manifestar resiliência e capacidade de adaptação.Portanto, é incorreto afirmar que as crianças partilharam a mesma experiência terão o mesmo impacto sobre o desenvolvimento da personalidade de ambas. Cada criança é única e reage de maneira individual a situações traumáticas, e é papel dos profissionais de saúde mental, como psicólogos, avaliar e fornecer suporte adequado a cada uma delas.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário