Uma paciente de setenta e cinco anos de idade, com quadro de declínio cognitivo e dificuldades motoras, buscou atendimento, pela quarta vez na mesma semana, na unidade básica de saúde próxima a sua residência. Quem sempre lhe acompanha nos atendimentos médicos é seu neto, Josias, que tem trinta e dois anos de idade, é solteiro, órfão, e possui problemas recorrentes por uso abusivo de álcool e outras drogas.
Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta no que se refere à violência contra o idoso.
- A) Devido à debilidade da idosa, seu neto é quem deve ficar responsável por informar à equipe médica as queixas de sua avó.
- B) Caso seja constatada a ocorrência de violência patrimonial contra a idosa, o médico deverá proceder à realização da anamnese.
- C) O preenchimento da ficha única de notificação é dispensável em situações de violência psicológica e patrimonial.
- D) Nessa situação hipotética, a suspeita de negligência nos cuidados com a idosa não é requisito para realização de exame clínico.
- E) A recorrente busca da idosa por atendimento médico e o fato de ela ser acompanhada exclusivamente por seu neto são indicadores de risco de violência contra o idoso.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) A recorrente busca da idosa por atendimento médico e o fato de ela ser acompanhada exclusivamente por seu neto são indicadores de risco de violência contra o idoso.
Análise das alternativas:
a) Devido à debilidade da idosa, seu neto é quem deve ficar responsável por informar à equipe médica as queixas de sua avó.
INCORRETA. O neto possui problemas recorrentes por uso abusivo de álcool e outras drogas. Apenas com essa informação, conseguimos descartar a ação sugerida.
b) Caso seja constatada a ocorrência de violência patrimonial contra a idosa, o médico deverá proceder à realização da anamnese.
INCORRETA. Uma avaliação pormenorizada da situação da possível vítima deve ser feita quando há suspeita de violência. Após a constatação, os dados já foram colhidos. Então, não faz sentido realizar a anamnese após a confirmação.
c) O preenchimento da ficha única de notificação é dispensável em situações de violência psicológica e patrimonial.
INCORRETA. A ficha de notificação deve ser preenchida em casos suspeitos e confirmados de violência.
d) Nessa situação hipotética, a suspeita de negligência nos cuidados com a idosa não é requisito para realização de exame clínico.
INCORRETA. A suspeita de negligência é requisito para realização de exame clínico, com o objetivo de identificar possíveis lesões ou sinais que requeiram intervenção médica.
e) A recorrente busca da idosa por atendimento médico e o fato de ela ser acompanhada exclusivamente por seu neto são indicadores de risco de violência contra o idoso.
CORRETA. Além disso, o neto tem problemas com drogas. Isso é um fator relevante para que se investigue mais sobre o caso.
Para maiores informações sobre o assunto:
http://midia.pgr.mpf.gov.br/pfdc/15dejunho/caderno_violencia_idoso_atualizado_19jun.pdf
Deixe um comentário