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Wesley é um garoto de 10 anos que passou por experiências traumáticas em seus primeiros anos de vida, a ponto de seus pais biológicos terem sido destituídos do poder familiar. Diante da possibilidade de Wesley ser adotado, a avaliação de seu potencial para a adoção deve

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Resposta:

A alternativa correta é letra E) levar em conta a possível falta de correspondência entre os tempos psicológico, jurídico e cronológico.

  

Wesley é um garoto de 10 anos que passou por experiências traumáticas em seus primeiros anos de vida, a ponto de seus pais biológicos terem sido destituídos do poder familiar. Diante da possibilidade de Wesley ser adotado, a avaliação de seu potencial para a adoção deve

 
 

Base teórica para a compreensão da questão

 

Sobre o assunto que traz esta questão, acompanhe o que menciona Mendes (2007, p.68) citando as contribuições de Paiva (2004), atentando-se especialmente para os grifos em azul:

 

Esta autora faz interessante distinção entre o que denomina tempo jurídico, tempo psíquico e tempo cronológico. Dentro da concepção de tempo utilizada no meio jurídico, a criança encontra-se disponível para a adoção logo que a sentença de perda de poder familiar dos genitores é emitida. Mas isso não significa que a criança esteja pronta psicologicamente para ligar-se a outra família, mesmo que o tempo cronológico em que ela está privada da vida familiar possa parecer relativamente longo. Neste sentido, o acompanhamento psicológico realizado, leva em conta as noções de tempo jurídico e cronológico, mas deve priorizar a dimensão do tempo psíquico da criança.

 
 

Análise das alternativas

 

a)  ser bastante breve, na medida em que a ligação psicológica entre a criança e os pais biológicos se desfez com a destituição do poder familiar.

Incorreta. Corrigindo: a análise pertinente ao potencial para a adoção deve ocorrer não de maneira breve, mas de forma que se avalie todos os aspectos relevantes e pertinentes no que tange ao processo, portanto, opção falsa.

 

b)  se concretizar quando a criança já tiver algum tempo de experiência concreta de convívio com a família adotiva potencial.

Incorreta. Corrigindo: verificadas as condições para a adoção da criança, os profissionais atrelados ao sistema judiciário iniciam a sua preparação para a entrada na família substituta. Sobre o assunto, confira o que menciona Mendes (2007, p.64):

Quando verificadas as condições de adotabilidade da criança, os profissionais do sistema judiciário dão início à sua preparação para o ingresso na família substituta e à busca, nos dados cadastrais da Justiça, de candidatos já habilitados e esperando por um filho com as mesmas características biopsicológicas daquela criança que então se encontra disponível para ser adotada”

 

c)  priorizar os aspectos cognitivos que indiquem o grau de compreensão que ele tem da possibilidade que se apresenta.

Incorreta. Corrigindo: note que no recorte textual supracitado há uma tríade temporal a ser considerada: psicológica, jurídica e cronológica.

 

d)  ser dispensada, uma vez que, devido à idade, essa pode ser a última oportunidade de Wesley ser adotado.

Incorreta. Corrigindo: a avaliação do potencial da criança para a adoção não pode ser dispensada, remontando, na realidade, a uma ponderação fundamental no processo.

 

e)  levar em conta a possível falta de correspondência entre os tempos psicológico, jurídico e cronológico.

Correta. Na avaliação do potencial da criança para a adoção é necessário considerar que os tempos psicológico, jurídico e cronológico possam não estar em sincronia, portanto, opção verdadeira.

   

_______________

Fonte consultada:

 

Mendes, C. L. P. C. (2007). Vínculos e rupturas na adoção: do abrigo para a família adotiva. Disponível em https://x.gd/nctw9

PAIVA, Leila Dutra. O psicólogo judiciário e as “avaliações” nos casos de adoção. In: SHINE, Sydney. Avaliação psicológica e lei. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. p. 73- 112.

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