A atuação dos psicólogos e das psicólogas nos serviços de proteção social tem buscado
- A) uniformizar os diferentes referenciais teóricos disponíveis em psicologia, em busca de uma prática padronizada em assistência social.
- B) transformar as intervenções clássicas de caráter psicossocial em ações e intervenções de caráter psicoterapêutico.
- C) identificar os aspectos individuais e intrapsíquicos que determinam o aparecimento de situações de violação de direitos.
- D) apreender as complexas relações no contexto de vulnerabilidade social e a maneira como os sujeitos o vivenciam.
- E) fortalecer a ideia de que as políticas públicas, por seu caráter abrangente, são antagônicas à subjetividade e à singularidade.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) apreender as complexas relações no contexto de vulnerabilidade social e a maneira como os sujeitos o vivenciam.
Gabarito: Letra D
A atuação dos psicólogos e das psicólogas nos serviços de proteção social tem buscado
a) uniformizar os diferentes referenciais teóricos disponíveis em psicologia, em busca de uma prática padronizada em assistência social.
Errado. Esse não é um objetivo nem algo desejável, a prática plural é mais interessante para a psicologia.
b) transformar as intervenções clássicas de caráter psicossocial em ações e intervenções de caráter psicoterapêutico.
Errado. No contexto dos serviços de proteção social, não há foco em intervenções de caráter psicoterapêutico.
c) identificar os aspectos individuais e intrapsíquicos que determinam o aparecimento de situações de violação de direitos.
Errado. O indivíduo que está em situação de violação de direitos precisa ter seus direitos reestabelecidos, não ser examinado quanto aos seus aspectos individuais.
d) apreender as complexas relações no contexto de vulnerabilidade social e a maneira como os sujeitos o vivenciam.
Certo!
"Para compreender esse sujeito que chega ao CREAS, a(o) profissional de Psicologia precisa ter elementos para apreender tanto as relações complexas presentes no contexto de vulnerabilidade social associado a violação de direitos, quanto a maneira como esse sujeito percebe e vivencia esse contexto. Para Sawaia (2002), o sofrimento humano é ético e político e não tem origem somente no indivíduo, mas também nas relações construídas socialmente. Está relacionado com aspectos histórico, político, social e econômico de exclusão social presente no Brasil."
e) fortalecer a ideia de que as políticas públicas, por seu caráter abrangente, são antagônicas à subjetividade e à singularidade.
Errado. As políticas públicas não necessariamente são antagônicas à subjetividade e à singularidade.
Nosso gabarito é Letra D
Deixe um comentário