A atuação dos psicólogos e psicólogas nos Serviços de Assistência Social – SUAS –
- A) valoriza a construção de práticas interventivas comprometidas com as mudanças nos aspectos intrassubjetivos que provocam a exclusão social.
- B) busca retomar as formas de intervenção características e exclusivas dos psicólogos, que enfatizam os atendimentos psicoterápicos.
- C) fundamenta-se na compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social.
- D) deve se voltar para uma compreensão neutra sobre os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais, em respeito à ética nas relações com seus clientes.
- E) tem como missão responsabilizar a população que se encontra em situação de vulnerabilidade pela sua condição, estimulando o protagonismo social.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) fundamenta-se na compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social.
A atuação dos psicólogos e psicólogas nos Serviços de Assistência Social – SUAS –
a) valoriza a construção de práticas interventivas comprometidas com as mudanças nos aspectos intrassubjetivos que provocam a exclusão social.
Essa questão está fundamentada na definição do CFP sobre a Psicologia Social.
De acordo com essa definição, o enfoque não é intrassubjetivo, como, por exemplo, nas teorias que dão ênfase aos aspectos do aparelho psíquico. A Psicologia Social busca compreender a dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos.
Assertiva Falsa.
b) busca retomar as formas de intervenção características e exclusivas dos psicólogos, que enfatizam os atendimentos psicoterápicos.
O CFP refere que a Psicologia Social tem como objetivo problematizar e propor ações no âmbito social. Essa forma de intervenção não é exclusiva de Psicólogos.
Assertiva Falsa.
c) fundamenta-se na compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social.
Essa alternativa está de acordo com a Resolução CFP Nº 005/2003:
"Art. 3º . A especialidade de Psicologia Social fica instituída com a seguinte definição:
I - Atua fundamentada na compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, sob diferentes enfoques teóricos e metodológicos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social. O psicólogo, nesse campo, desenvolve atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários, no âmbito da Saúde, Educação, trabalho, lazer, meio ambiente, comunicação social, justiça, segurança e assistência social.
Seu trabalho envolve proposições de políticas e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos étnico-raciais, religiosos, de gênero, geracionais, de orientação sexual, de classes sociais e de outros segmentos socioculturais, com vistas à realização de projetos da área social e/ou definição de políticas públicas.
Realiza estudo, pesquisa e supervisão sobre temas pertinentes à relação do indivíduo com a sociedade, com o intuito de promover a problematização e a construção de proposições que qualifiquem o trabalho e a formação no campo da Psicologia Social."
Assertiva Correta.
d) deve se voltar para uma compreensão neutra sobre os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais, em respeito à ética nas relações com seus clientes.
Como vimos acima, o objetivo é problematizar e propor ações no âmbito social. A neutralidade científica tradicional é, também, algo a ser problematizado. Portanto, há um posicionamento e não neutralidade.
Assertiva Falsa.
e) tem como missão responsabilizar a população que se encontra em situação de vulnerabilidade pela sua condição, estimulando o protagonismo social.
Essa não é uma missão da Psicologia Social, conforme vimos.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra C.
Deixe um comentário