Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A atuação profissional do psicólogo nas políticas públicas, com base na perspectiva dos direitos humanos, deve se caracterizar por:

I. avaliar o indivíduo na seleção de empregos e progressão escolar;

II. voltar-se para o rompimento dos padrões normativos e opressores da diversidade humana;

III. considerar a dimensão subjetiva no trabalho junto às políticas públicas.

Está correto somente o que se afirma em:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E) II e III.

   

Gabarito Letra E

  

Vamos, primeiro, relembrar o que caracteriza a atuação profissional do psicólogo nas políticas públicas:

 “a) voltar-se para o rompimento dos padrões normativos e opressores da diversidade humana, b) considerar a dimensão subjetiva no trabalho junto às políticas públicas, c) potencializar o sujeito para superar o processo de exclusão e d) promover a participação social dos sujeitos na construção de políticas públicas. Por fim, sustenta-se que a atuação do psicólogo deve ter como horizonte ético a potencialização do sujeito e o reconhecimento de sua humanidade”

I. avaliar o indivíduo na seleção de empregos e progressão escolar;

Errado. Essa não é uma função do psicólogo nas políticas públicas.

II. voltar-se para o rompimento dos padrões normativos e opressores da diversidade humana;

Certo!

Atuação voltada para o rompimento dos padrões normativos e opressores da diversidade humana

Vivemos em um contexto social que, cada vez mais, estabelece normas de como o sujeito deve ser e se comportar que oprimem identidades sociais no âmbito das dimensões de gênero, geração, classe social, religião, sexualidade e deficiência. Além disso, essas normas medeiam o processo de constituição do sujeito e, por estarem naturalizadas, contribuem para a manutenção do status quo. Esse padrão normativo, que exclui/inclui perversamente quem dele difere, ao longo da história ocidental, tem sido sustentado por diferentes discursos. Inicialmente, tal padrão era sustentado pela Filosofia e pelos discursos religiosos. Quando a ciência surge como fonte de verdade, ele passa a ser por ela legitimado (Laqueur, 2001). Corroborando o entendimento desse processo de normalização do sujeito, autores como Amaral destacam que ele é construído com base em um sujeito ideal que hoje corresponde “(...) a um ser jovem, do gênero masculino, branco, cristão, heterossexual, física e mentalmente perfeito, produtivo (...)” (2002, p. 236), entre outros diferenciadores/ marcadores identitários.”

III. considerar a dimensão subjetiva no trabalho junto às políticas públicas.

Certo!

Atuação voltada para a consideração da dimensão subjetiva no trabalho junto às políticas públicas

Sustenta-se, neste ensaio, que a Psicologia, no processo de inserção nas diferentes políticas públicas, deve considerar a subjetividade uma premissa fundamental à garantia dos direitos humanos. Todavia, com base em autores como Gonçalves (2010), Sawaia (2004a) e Bock (2009), ressalta-se a necessidade de que essa seja entendida como uma construção histórico-social, ou seja, construída nas relações que o sujeito estabelece com o contexto no qual está inserido. Vygotski (1996), na sua obra O Significado Histórico da Crise Psicológica: uma Investigação Metodológica, destaca que a Psicologia historicamente fundamentou a compreensão da subjetividade em duas diferentes concepções. Uma delas apresenta um enfoque objetivista e procura estabelecer relações mecânicas de correspondência entre fatos psicológicos e fatos exteriores; já a outra se caracteriza pelo enfoque subjetivista, que se fundamenta na predominância do sujeito sobre o objeto e que o coloca no papel de criador da realidade.”

 

Assim, apenas II e III estão corretas.

Gabarito Letra E

   

Fonte: Gesser, MarivetePolíticas públicas e direitos humanos: desafios à atuação do Psicólogo. Psicologia: Ciência e Profissão. 2013, v. 33, n. spe, pp. 66-77

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *