A complexidade das estruturas do funcionamento social tem sido objeto de estudos em Psicologia. Algumas contribuições são buscadas em outras áreas, como a sociologia e psicossociologia. Analise os fragmentos conceituais sobre o modo de funcionamento de nossa sociedade:
(Bock, A.M.B.; Furtado, O.; Teixeira, M. L.T., 2009)
As citações se referem, respectivamente, aos conceitos de:
- A) Sociedade, burocracia, estabelecimento.
- B) Institucionalização, clínica, organização.
- C) Instituição, organização, grupo.
- D) Empresa, escola, instituição.
- E) Cooperativa, empreendimento, co-gestão.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Instituição, organização, grupo.
Questão importante para diferenciarmos conceitos que aparecem com certa frequência em provas de concursos.
Além das descrições já feitas pelo enunciado, vamos transcrever o trecho que as completa:
Segundo Bock, Furtado e Teixeira (2009):
A instituição é o que mais se reproduz e o que menos se percebe nas relações sociais. Atravessa, de forma invisível, todo tipo de organização social e toda a relação de grupos sociais. Só recorremos claramente a estas regras quando, por qualquer motivo, são quebradas ou desobedecidas.
Se a instituição é o corpo de regras e valores, a base concreta da sociedade é a organização. As organizações representam o aparato que reproduz o quadro de instituições no cotidiano da sociedade.
O grupo é também o sujeito responsável pela produção dentro das organizações e pela singularidade — ora controlado, submetido de forma acrítica a essas regras e valores, ora sujeito da transformação, da rebeldia, da produção do novo.
As alternativas incorretas referem-se à entidades que restringem o significado dos conceitos. Portanto, podem ser descartadas.
A única alternativa correta é a que cita os conceitos: instituição, grupo e organização.
Fonte: BOCK, A. M. M.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2001
Deixe um comentário