A contribuição de Erving Gofmann para o trabalho com pacientes mentais, ou indivíduos portadores de necessidades especiais, foi inovadora e continua atual. Entre os conceitos propostos por Goffman estão:
- A) indivíduos estigmatizados;
- B) procedimentos de mortificação do ego;
- C) estratégias de defesa do ego;
- D) iatrogêneses estruturais;
- E) indivíduos estigmatizáveis.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) iatrogêneses estruturais;
Esta questão poderia ser contestada. Na literatura, foram encontrados dois artigos que citaram Illich, e não Erving Gofmann, como autor da teoria da iatrogênese. Veja um trecho do artigo de Souza (2004):
Para Illich a iatrogênese clínica está referida ao ato médico e a sua técnica; a iatrogênese social é o efeito social não desejado e prejudicial do impacto social da medicina; e a iatrogênese estrutural, que se refere ao processo de delegação de elementos característicos da vida humana ao uso ilimitado da medicina. Esses três níveis da iatrogênese, em seu conjunto, contribuem para o comprometimento da capacidade autônoma dos homens.
Logo, a resposta considerada correta pela banca não foi confirmada pelos artigos científicos. Isso seria motivo de anulação da questão.
Ao pesquisar mais a fundo na literatura, tive acesso a artigos que discorrem sobre a obra de Gofmann, chamada Stigma (1963), na qual ele faz uma análise sobre o estigma, classificando-o como abominações do corpo (deformidades físicas); as culpas de caráter individual (vontade fraca, desonestidade, crenças falsas, etc); estigmas tribais de raça, nação e religião.
Portanto, a melhor resposta para essa questão seria a ALTERNATIVA E (indivíduos estigmatizáveis), não a ALTERNATIVA D (iatrogêneses estruturais).
Fonte:
NUNES, Everardo Duarte. Goffman: contribuições para a Sociologia da Saúde. Physis, Rio de Janeiro , v. 19, n. 1, p. 173-187, 2009.
SOUZA, Waldir da Silva. A saúde pelo avesso. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 9, n. 4, p. 1082-1083, Dec.2004.
Deixe um comentário