A Crítica da Razão Instrumental foi desenvolvida
- A) por Karl Marx e defende a importância do pensamento crítico na análise da alienação, das relações sociais marcadas pela desigualdade social e pela dominação.
- B) por Jürgen Habermas e critica a dialética presente na relação entre teoria e prática.
- C) por Max Horkheimer e critica o uso da razão instrumental em contraposição aos interesses reais da vida prática e social, contribuindo para a alienação, as formas de poder e as relações de dominação.
- D) por Zygmunt Bauman e critica as relações baseadas na ética utilitarista.
- E) por Michel Foucault e critica o governo neoliberal e o uso do conhecimento nas relações de poder-saber.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) por Max Horkheimer e critica o uso da razão instrumental em contraposição aos interesses reais da vida prática e social, contribuindo para a alienação, as formas de poder e as relações de dominação.
Silva (1997) explica como se desenvolveu a Crítica da razão instrumental:
Para Adorno e Horkheimer, a emancipação se converte em submissão, na medida em que o progresso da razão instrumental coincide com a regressão do humano à categoria de coisa. [...] o triunfo da instrumentalidade dominadora instaurou uma outra fonte de dominação, a própria razão enquanto essencialmente dominadora. Daí a tendência dos indivíduos a alienarem a liberdade em princípio conquistada nas diversas figuras da razão, ou mesmo em qualquer dos seus produtos, desde as descobertas científicas até o marketing eleitoral. [...] Daí a reivindicação, por parte de Adorno e Horkheimer, de uma teoria crítica que esteja dotada de instrumentos para entender este movimento complexo
Nesta questão, não há escapatória. É necessário o conhecimento literal sobre o assunto. As alternativas citaram autores que poderiam servir como autores dessa teoria, pois também desenvolveram teorias a respeito da sociedade. Apenas de posse desse conhecimento específico, o candidato conseguiria responder com tranquilidade.
Conforme trecho apresentado, a crítica da razão instrumental foi desenvolvida por Horkheimer (e Adorno).
Fonte: SILVA, Franklin Leopoldo e. Conhecimento e Razão Instrumental. Psicol. USP [online]. 1997, vol.8, n.1, pp.11-31.
Deixe um comentário