A emergência do Estado neoliberal provocou mudanças significativas no modo de operar as políticas sociais e a forma de representação e de produção de informações para avaliação dessas políticas (Arregui, 2018). Essa perspectiva para gerenciar o trabalho social
- A) destaca a importância dos processos relacionais mobilizados pelo trabalho socioassistencial.
- B) destaca o princípio da justiça social na produção dos critérios para se aferir a eficácia das ações em assistência social.
- C) dispensa a utilização de instrumentos para coleta de dados para estimar os impactos das ações socioassistenciais.
- D) considera relevantes as relações e mediações entre mercado e Estado na produção das desigualdades sociais.
- E) enfatiza a produção de dados quantitativos, para avaliar a eficácia e o impacto dos serviços sociais.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) enfatiza a produção de dados quantitativos, para avaliar a eficácia e o impacto dos serviços sociais.
Gabarito: Letra E
A emergência do Estado neoliberal provocou mudanças significativas no modo de operar as políticas sociais e a forma de representação e de produção de informações para avaliação dessas políticas (Arregui, 2018). Essa perspectiva para gerenciar o trabalho social
a) destaca a importância dos processos relacionais mobilizados pelo trabalho socioassistencial.
Errado. O Estado neoliberal evita o trabalho socioassistencial. Nesse modelo de Estado, há uma tendência a reduzir a intervenção estatal e priorizar políticas que promovam a privatização, a desregulamentação e a diminuição dos gastos públicos. Nesse contexto, o trabalho socioassistencial é minimizado.
b) destaca o princípio da justiça social na produção dos critérios para se aferir a eficácia das ações em assistência social.
Errado. O Estado neoliberal não tem o princípio da justiça social como critério. O neoliberalismo tende a enfatizar a eficiência econômica e o individualismo, tirando o foco da equidade social e da redistribuição de recursos para garantir o bem-estar de todos os membros da sociedade.
c) dispensa a utilização de instrumentos para coleta de dados para estimar os impactos das ações socioassistenciais.
Errado. Nenhum modelo de Estado dispensa a utilização de instrumentos de coleta para estimar os impactos das ações socioassistenciais. Essa coleta de dados é fundamental para avaliar as ações e planejar as próximas.
d) considera relevantes as relações e mediações entre mercado e Estado na produção das desigualdades sociais.
Errado. O Estado neoliberal busca reduzir a intervenção estatal na economia.
e) enfatiza a produção de dados quantitativos, para avaliar a eficácia e o impacto dos serviços sociais.
Certo! Essa ênfase se deve a tendência do neoliberalismo na eficiência e na mensuração de resultados tangíveis.
Nosso gabarito é Letra E
Deixe um comentário