A família é um todo articulado no qual existem relações de gênero e geração que implicam hierarquia e poder. Com base no exposto, assinale a alternativa correta em relação ao atendimento a esse grupo.
- A) As práticas de intervenção devem considerar como família aqueles indivíduos que possuem relações de consanguinidade e que vivem juntos, pois a consanguinidade se sobrepõe à afinidade.
- B) O trabalho deve ser programado levando-se em conta que as relações de gênero são assimétricas dentro da família.
- C) As práticas devem ser planejadas levandose em conta apenas as relações familiares em si.
- D) A organização dos serviços, como reuniões ou atividades, deve ocorrer em função das necessidades das organizações, e a família deve se adequar ao que lhe é oferecido, demonstrando comprometimento.
- E) Nos dias atuais, a condição de autonomia da mulher já está consolidada e esse fato deve ser considerado nas práticas de intervenção.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) O trabalho deve ser programado levando-se em conta que as relações de gênero são assimétricas dentro da família.
A família é um todo articulado no qual existem relações de gênero e geração que implicam hierarquia e poder. Com base no exposto, assinale a alternativa correta em relação ao atendimento a esse grupo.
a) As práticas de intervenção devem considerar como família aqueles indivíduos que possuem relações de consanguinidade e que vivem juntos, pois a consanguinidade se sobrepõe à afinidade.
Essa afirmativa distorce o seguinte texto de Fonseca:
"Em decorrência, o dinheiro recebido do Programa pode normalmente escoar na direção de parentes situados fora do grupo doméstico, dentro dessa lógica da obrigação, dos direitos e dos deveres, na percepção dessas famílias. “E quando a gente... vai acompanhar os grupos de família, no Programa Fortalecendo a Família, vai verificar que não existe um padrão, que não existe algo que a gente possa dizer que a consangüinidade se sobrepõe à afinidade, mas existem famílias, e elas estão bastante distante daquelas que são legalmente estabelecidas"
Assertiva Falsa.
b) O trabalho deve ser programado levando-se em conta que as relações de gênero são assimétricas dentro da família.
Essa afirmativa está de acordo com o texto de Godinho. Veja:
"Considerando essa situação, são importantes alguns cuidados ao se empreender um trabalho com a família:
a) Programar o trabalho dentro da realidade da assimetria das relações de gênero dentro da família, que sobrecarrega a mulher de cuidados; (...)"
Assertiva Correta.
c) As práticas devem ser planejadas levando-se em conta apenas as relações familiares em si.
Essa afirmativa distorce o seguinte texto de Mioto:
"Também de um outro ponto de vista, a partir das relações que essa família estabelece com outras esferas da sociedade, como por exemplo o Estado, o mercado e o trabalho, já que essas relações familiares são construídas também a partir dessas outras relações, e não só das relações familiares em si."
Assertiva Falsa.
d) A organização dos serviços, como reuniões ou atividades, deve ocorrer em função das necessidades das organizações, e a família deve se adequar ao que lhe é oferecido, demonstrando comprometimento.
Mais uma distorção do texto de Mioto:
"O trabalho deve, então, se desenvolver em três níveis:
(...)
c) avaliação do impacto que as políticas sociais têm no âmbito das famílias, em termos não só de resultados, mas das modificações de seu cotidiano. A partir disso, organizar os serviços em função das necessidades das famílias e não das conveniências das organizações."
Assertiva Falsa.
e) Nos dias atuais, a condição de autonomia da mulher já está consolidada e esse fato deve ser considerado nas práticas de intervenção.
Essa afirmativa distorce o texto de Godinho:
Considerando essa situação, são importantes alguns cuidados ao se empreender um trabalho com a família:
(...)
c) Reconhecer a dificuldade de construção da autonomia das mulheres em condições de tão extrema pobreza.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra B.
Deixe um comentário