Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A formação do pensamento da Psicologia Social no Brasil passou por significativos avanços no decorrer dos anos, apresentando uma visão de homem e um fazer da psicologia diferenciados. Sobre a Psicologia Social no Brasil, assinale a afirmativa correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) As diferentes vertentes da Psicologia Social, embora sejam diversas e guardem divergências, possuem, enquanto fator comum, o entendimento de que o sujeito é produto e produtor da sociedade.

Gabarito Letra C

 

A formação do pensamento da Psicologia Social no Brasil passou por significativos avanços no decorrer dos anos, apresentando uma visão de homem e um fazer da psicologia diferenciados. Sobre a Psicologia Social no Brasil, assinale a afirmativa correta.
a)  A Psicologia Social Contemporânea dispensa uma compreensão contextualizada do indivíduo dada a diversidade e a polaridade cultural do país.

Errado. A psicologia social estuda como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras, se situando entre a psicologia e a sociologia. Não há como fazer esse estudo sem pensar no contexto social e cultural do indivíduo.


b)  A Psicologia Social visa considerar somente as características do ambiente, sobretudo para compreender o sujeito nas relações que ele estabelece nesse contexto.
Errado. O principal foco do estudo da psicologia social são as relações em si, e portanto não visa considerar somente as características do ambiente em que essas relações acontecem.

 

c)  As diferentes vertentes da Psicologia Social, embora sejam diversas e guardem divergências, possuem, enquanto fator comum, o entendimento de que o sujeito é produto e produtor da sociedade.
Certo! É uma relação contínua em que os indivíduos estão constantemente influenciando a sociedade e sendo influenciados por ela.

 

d)  A formação histórica do indivíduo, assim como a configuração subjetiva, consiste na abordagem denominada Psicologia Social Crítica, abordagem em significativa ascendência no Brasil e na América Latina.

Errado. A psicologia social crítica já ganha forças desde o fim da década de 70.

“Então, passam a praticar o que tem sido designado como psicologia social crítica (Álvaro e Garrido, 2007) ou psicologia social histórico -crítica (Mancebo e Jacó- -Vilela, 2004), expressões que abarcam, na realidade, diferentes posturas teóricas, como, por exemplo, o socioconstrucionismo (Gergen, 1997), a análise do discurso (Potter e Wetherell, 1987) e a psicologia marxista, entre outras.

Em que pesem as diferenças observadas entre essas correntes, a psicologia social crítica, grosso modo, caracteriza -se por romper com o modelo neopositivista de ciência e, em consequência, com seus postulados sobre a necessidade de o conhecimento científico apoiar -se na verificação empírica de relações causais entre fenômenos. Em contraposição a tal modelo, defende o caráter relacional da linguagem e a importância das práticas discursivas para a compreensão da vida social (Álvaro e Garrido, 2007).”

 

Nosso gabarito é Letra C

 

Referência

TORRES, Cláudio Vaz; NEIVA, Rabelo Elaine (org.) (Orgs.). Psicologia Social: Principais Temas e Vertentes. Porto Alegre: Artmed Editora LTDA, 2011. .

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *