A identidade da psicologia é o que a diferencia dos demais ramos das ciências humanas e pode ser obtida considerando‐se que cada um desses ramos enfoca o homem de maneira particular. A psicologia colabora com o estudo da subjetividade: é essa sua forma particular específica de compreensão da totalidade da vida humana. Sobre a subjetividade, assinale a afirmativa INCORRETA.
- A) É o que constitui nosso modo de ser; cada qual é sua singularidade.
- B) É a maneira de sentir, pensar, amar, fantasiar, sonhar e fazer de cada um.
- C) É aquilo que somos, sem as interferências sociais e familiares; apenas nós mesmos.
- D) É a síntese singular e individual que cada um de nós constitui, conforme desenvolve e vivencia as experiências da vida social.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) É aquilo que somos, sem as interferências sociais e familiares; apenas nós mesmos.
Bock (2001) descreve o significado de subjetividade:
A subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural; [...] A subjetividade é a maneira de sentir, pensar, fantasiar, sonhar, amar e fazer de cada um. É o que constitui o nosso modo de ser: sou filho de japoneses e militante de um grupo ecológico, detesto Matemática, adoro samba e black music, pratico ioga, tenho vontade mas não consigo ter uma namorada. [...] Entretanto, a síntese que a subjetividade representa não é inata ao indivíduo. Ele a constrói aos poucos, apropriando-se do material do mundo social e cultural, e faz isso ao mesmo tempo em que atua sobre este mundo, ou seja, é ativo na sua construção.
Analisando as definições acima, percebe-se que é INCORRETO dizer que a subjetividade é aquilo que somos, sem as interferências sociais e familiares; apenas nós mesmos. A autora enfatiza que a subjetividade não é inata, mas construída aos poucos, apropriando-se do mundo social e cultural.
As outras alternativas apresentam características da subjetividade.
Fonte: BOCK, A. M. M.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.
Deixe um comentário