A matricialidade sociofamiliar tem papel fundamental na esfera da Política Nacional de Assistência Social – PNAS, pois, de acordo com a PNAS, a família
- A) é um espaço insubstituível para a proteção e socialização primárias de todos os indivíduos de uma sociedade.
- B) tornou-se um espaço contraditório que, no contexto atual, dificulta a convivência entre os indivíduos e o ambiente social.
- C) sobrepõe três dimensões fundamentais para a proteção social, que são: a sexualidade, a procriação e a convivência.
- D) é a unidade mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade, independentemente da configuração que assume.
- E) resiste às novas configurações dos espaços coletivos, produzindo desadaptação e vulnerabilidade social.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) é a unidade mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade, independentemente da configuração que assume.
A matricialidade sociofamiliar tem papel fundamental na esfera da Política Nacional de Assistência Social – PNAS, pois, de acordo com a PNAS, a família
a) é um espaço insubstituível para a proteção e socialização primárias de todos os indivíduos de uma sociedade.
O PNAS utiliza a definição
"Espaço privilegiado e insubstituível de proteção e socialização primárias, provedora de cuidados aos seus membros, mas que precisa também ser cuidada e protegida"
Nota-se que a frase do PNAS não fala sobre "todos os indivíduos de uma sociedade". Por isso, foi considerada falsa. Contudo, há margem para diferentes interpretações e possíveis recursos.
Assertiva Falsa.
b) tornou-se um espaço contraditório que, no contexto atual, dificulta a convivência entre os indivíduos e o ambiente social.
O PNAS considera a família como mediadora da relação entre os sujeitos e a coletividade. Portanto, a família não dificulta essa convivência.
Assertiva Falsa.
c) sobrepõe três dimensões fundamentais para a proteção social, que são: a sexualidade, a procriação e a convivência.
Essas eram dimensões clássicas que definiam a família. Contudo, hoje essa definição mostra-se obsoleta. Veja o texto do PNAS:
"Em segundo lugar, é preponderante retomar que as novas feições da família estão intrínseca e dialeticamente condicionadas às transformações societárias contemporâneas, ou seja, às transformações econômicas e sociais, de hábitos e costumes e ao avanço da ciência e da tecnologia.
O novo cenário tem remetido à discussão do que seja a família, uma vez que as três dimensões clássicas de sua definição (sexualidade, procriação e convivência) já não têm o mesmo grau de imbricamento que se acreditava outrora. Nesta perspectiva, podemos dizer que estamos diante de uma família quando encontramos um conjunto de pessoas que se acham unidas por laços consangüíneos, afetivos e, ou, de solidariedade.
Como resultado das modificações acima mencionadas, superou-se a referência de tempo e de lugar para a compreensão do conceito de família."
Assertiva Falsa.
d) é a unidade mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade, independentemente da configuração que assume.
Essa é a alternativa que está coerente com o texto do PNAS:
"A família, independentemente dos formatos ou modelos que assume, é mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade, delimitando, continuamente os deslocamentos entre o público e o privado, bem como geradora de modalidades comunitárias de vida. Todavia, não se pode desconsiderar que ela se caracteriza como um espaço contraditório, cuja dinâmica cotidiana de convivência é marcada por conflitos e geralmente, também, por desigualdades, além de que nas sociedades capitalistas a família é fundamental no âmbito da proteção social."
Assertiva Falsa.
e) resiste às novas configurações dos espaços coletivos, produzindo desadaptação e vulnerabilidade social.
A família é afetada pelas novas configurações. Veja:
"As reconfigurações dos espaços públicos, em termos dos direitos sociais assegurados pelo Estado Democrático de um lado e, por outro, dos constrangimentos provenientes da crise econômica e do mundo do trabalho, determinaram transformações fundamentais na esfera privada, ressignificando as formas de composição e o papel das famílias"
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra D.
Deixe um comentário