A partir das diferentes possibilidades de compreensão do processo de adoecimento e das práticas sociomédicas apresentadas pela Psicologia Social, analise as proposições a seguir:
I. Através de uma perspectiva construtivista e historicista, a Psicologia Social apresenta uma tentativa de desmontar o arcabouço epistemológico pautado na razão científica, enfatizando a natureza “construída” da realidade social.
II. O enfoque no sujeito, enquanto produto e produtor da realidade social, deriva da adoção de uma postura positivista por parte da Psicologia Social.
III. A inserção dos psicólogos nos serviços de saúde provocou a busca de novos referenciais para sua prática, possibilitando a migração das referências da clínica tradicional para a Psicologia Comunitária.
IV. A Psicologia, inicialmente pautada em uma perspectiva intraindividual para compreensão do processo saúde/doença, incorpora o social e adota uma postura mais dinâmica, abraçando uma postura determinista centrada na experiência do paciente com sua doença.
Marque abaixo a resposta que apresenta a sequência CORRETA.
- A) V, F, V, F.
- B) F, V, V, V.
- C) V, V, F, F.
- D) F, F, V, V.
- E) F, V, F, V.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) V, F, V, F.
A questão está baseada no texto "A construção social do saber sobre saúde e doença: uma perspectiva psicossocial" de Spink.
Essa primeira afirmativa está de acordo com o seguinte trecho de Spink:
"Esta perspectiva, construtivista e historicista por excelência, tem como precursores, como aponta IBANEZ (1990)(8), Nietzsche passando por Heidegger, pelo Wittgenstein da segunda fase e por Foucault. Consiste, essencialmente, em uma tentativa de desmontar o arcabouço epistemológico de retórica da verdade pautada pela razão científica, enfatizando, em marcada oposição a esta postura, a natureza "construída" da realidade social. Ou seja, muito embora a objetividade possível do "mundo das coisas" não seja posta em dúvida (realismo ontológico), as nossas explicações e descrições deste mundo são tidas como construções socialmente determinadas. Desta forma, o discurso e a própria prática científica podem e devem ser eles próprios objetos de uma análise social." (Spink, 1992)
Assertiva Correta.
Na verdade, isso deriva de uma postura construtivista. Observe o texto de Spink:
"O que está em pauta, portanto, é a adoção, também na Psicologia Social, da postura construtivista (ISRAEL, 9, 1972) onde o sujeito é enfocado como produto e produtor da realidade social" (Spink, 1992)
Assertiva Falsa.
Afirmativa de acordo com o seguinte trecho do texto de Spink:
"Finalmente, retomando a questão da Psicologia como prática, merecem destaque as mudanças que vêm ocorrendo na inserção dos psicólogos nos serviços de saúde, especialmente no que diz respeito à sua atuação em serviços ambulatoriais e em unidades básicas. Estas novas formas de inserção pervertem a relação clínica tradicional e força os psicólogos a adotarem uma postura mais compatível com a Psicologia Comunitária." (Spink, 1992)
Assertiva Correta.
Essa afirmativa distorce o seguinte trecho:
"Ao ser pensada como disciplina explicativa, a Psicologia da Saúde, ao longo de sua breve história, reproduziu a situação existente na disciplina mãe. Partiu, inicialmente, de uma perspectiva intra-individual para a explicação do processo saúde/doença; passou, numa fase posterior, a incorporar o social de forma mecânica e, apenas recentemente, adotou uma postura mais dinâmica face ao social, abraçando uma postura construtivista." (Spink, 1992)
Assertiva Falsa.
Portanto, a sequência ficou V F V F. Encontramos a resposta na Letra A.
Marque abaixo a resposta que apresenta a sequência CORRETA.
a) V, F, V, F.
b) F, V, V, V.
c) V, V, F, F.
d) F, F, V, V.
e) F, V, F, V.
Deixe um comentário