Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A poetisa goiana Cora Coralina faleceu aos 95 anos deixando uma obra poética rica, tendo seu primeiro livro publicado quando já contava 76 anos. Em seu poema Saber Viver ela escreve: “Não sei… se a vida é curta ou longa demais para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido se não tocamos o coração das pessoas. (…) E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar…”.

 

Com base na teoria psicossocial de Erik Erikson sobre os estágios psicossociais no ciclo da vida humana, é correto identificar, nas palavras da poetisa,

Resposta:

A alternativa correta é letra A) a sensação de integridade decorrente da satisfação com seu percurso vital.

Análise das alternativas:

 

a) Correta. Nas palavras da poetisa, podemos identificar a sensação de integridade decorrente da satisfação com seu percurso vital. Pelo fato de Cora Coralina já ter idade avançada quando começou a publicar seus livros, concluímos que ela se encontrava no estágio psicossocial de integridade versus desespero. Nessa fase, o idoso alcança a aceitação da própria vida, o que favorece a aceitação da morte, ou então se desespera com a incapacidade de reviver a vida. 

 

b) Incorreta. A generatividade versus estagnação é o estágio psicossocial que acontece na vida adulta intermediária. Nela, o adulto maduro preocupa-se em estabelecer e orientar a próxima geração, ou então sente um empobrecimento pessoal.

 

c) Incorreta. A intimidade versus isolamento é o estágio psicossocial que acomete o jovem adulto. A pessoa procura estabelecer compromissos com os outros; se não for bem-sucedida, poderá sofrer isolamento e autoabsorção.

 

d) Incorreta. A estagnação é mais característica da vida adulta intermediária, na qual pode ser sentido um empobrecimento pessoal. 

 

e) Incorreta. A produtividade versus inferioridade é o quarto estágio psicossocial postulado por Erikson. Ocorre entre os 6 anos e a puberdade. Nele, a criança deve aprender as habilidades da cultura ou enfrentar sentimentos de incompetência.

 


Fonte: PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. 12.ed. São Paulo: Artmed, 2012

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *