A prevenção e promoção em saúde, em diretivas propostas em Jacarta/Indonésia, em 1997, vem significar grande avanço no entendimento do fazer saúde pública e coletiva, respondendo questões como “para que promover saúde?”, ou ainda “quem é o promotor de saúde?”. Falar de atuação da Psicologia Sócio-Histórica em saúde é falar de, EXCETO:
- A) Apreensão de novas possibilidades de atuação profissional mais engajadas e menos reprodutivistas do sistema.
- B) Apreensão das novas possibilidades de construção social que permitam o exercício da cidadania.
- C) Apreensão da possibilidade de se trabalhar na especificidade da população de risco e em áreas de risco.
- D) Apreensão do envolvimento de todos os setores sociais e não só os de saúde, como exemplo, os setores da educação, habitação, saneamento.
- E) Apreensão da informação como o primeiro passo para assumir o controle e a responsabilidade das ações de saúde, seguida de reflexão e organização de todos os envolvidos na comunidade.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Apreensão da possibilidade de se trabalhar na especificidade da população de risco e em áreas de risco.
Sempre que nos deparamos com uma questão que apresenta um texto no enunciado, mesmo pequeno, devemos utilizar todas as informações que nos foram fornecidas e extrair sua ideia central.
No caso, qual é a ideia central?
O texto expõe uma reflexão sobre o fazer saúde pública e coletiva e apresenta as questões:
- "para que promover saúde?"
- "quem é o promotor de saúde?"
Essas questões não foram colocadas no enunciado a toa. Elas inserem a linha de raciocínio que deve ser utilizada para responder a questão. Elas introduzem a ideia central, a qual está relacionada com a atuação da Psicologia Sócio-histórica em saúde.
Ao extrair a ideia central, conseguimos selecionar as alternativas que guardam uma relação com esta:
- Apreensão de novas possibilidades de atuação profissional mais engajadas e menos reprodutivistas do sistema.
- Apreensão das novas possibilidades de construção social que permitam o exercício da cidadania.
- Apreensão do envolvimento de todos os setores sociais e não só os de saúde, como exemplo, os setores da educação, habitação, saneamento.
- Apreensão da informação como o primeiro passo para assumir o controle e a responsabilidade das ações de saúde, seguida de reflexão e organização de todos os envolvidos na comunidade.
A única que difere da ideia central, ou seja, a única que não apresenta a reflexão como procedimento e não apresenta uma visão global de atuação é a ALTERNATIVA C:
Apreensão da possibilidade de se trabalhar na especificidade da população de risco e em áreas de risco.
Portanto, esta será nossa resposta
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