A proteção Social Especial (PSE) destina-se a proteger as famílias e indivíduos cujos direitos tenham sido violados e/ou que já tenha ocorrido rompimento dos laços familiares e comunitários. Sobre o assunto, julgue as afirmativas seguintes:
I – A PSE é desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) por meio do serviço de proteção e atendimento integral à família (PAIF)
II – A garantia da segurança de convívio é fundamental para que a família se sinta protegida, acolhida e fortalecida para o enfrentamento de riscos e para o desenvolvimento de potencialidades que fortaleçam vínculos familiares e sociais mais amplos, necessários ao exercício de cidadania.
III – A alta complexidade do PSE oferta serviços de acolhimento a indivíduos afastados temporariamente do núcleo familiar e/ou comunitário.
IV – A alta complexidade do PSE enfraquece a função protetiva da família; negando a possibilidade de convívio, restringindo os vínculos familiares e mantendo o idoso isolado da comunidade.
Assinale a alternativa correta:
- A) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
- B) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
- C) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
- D) Todas as afirmativas estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Gabarito Letra B
I - A PSE é desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) por meio do serviço de proteção e atendimento integral à família (PAIF)
Errado. A proteção social especial é realizada no CREAS.
II - A garantia da segurança de convívio é fundamental para que a família se sinta protegida, acolhida e fortalecida para o enfrentamento de riscos e para o desenvolvimento de potencialidades que fortaleçam vínculos familiares e sociais mais amplos, necessários ao exercício de cidadania.
Certo!
“A segurança de convívio, garantida aos usuários pela PNAS, diz respeito à efetivação do direito à convivência familiar e à proteção da família, com vistas ao enfrentamento de situações de isolamento social, enfraquecimento ou rompimento de vínculos familiares e comunitários, situações discriminatórias e estigmatizantes. O enfrentamento a essas situações é realizado por meio de ações centradas no fortalecimento da autoestima, dos laços de solidariedade e dos sentimentos de pertença e coletividade”
III - A alta complexidade do PSE oferta serviços de acolhimento a indivíduos afastados temporariamente do núcleo familiar e/ou comunitário.
Certo!
“A Proteção Social Especial (PSE) organiza a oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado, que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, o fortalecimento de potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de risco pessoal e social, por violação de direitos. Na organização das ações de PSE é preciso entender que o contexto socioeconômico, político, histórico e cultural pode incidir sobre as relações familiares, comunitárias e sociais, gerando conflitos, tensões e rupturas, demandando, assim, trabalho social especializado. (...)
A Proteção Social Especial é destinada a todas as pessoas e famílias que vivenciem situações de risco pessoal e social ou que tiverem seus direitos violados e/ou ameaçados por vivências de violência física, psicológica, negligência, abandono, violência sexual (abuso e exploração), situação de rua, trabalho infantil, práticas de ato infracional, fragilização ou rompimento de vínculos, afastamento do convívio familiar, dentre outras.”
IV - A alta complexidade do PSE enfraquece a função protetiva da família; negando a possibilidade de convívio, restringindo os vínculos familiares e mantendo o idoso isolado da comunidade.
Errado. O objetivo é sempre proteger os direitos do idoso de convívio com a família e com a comunidade.
Assim, apenas II e III estão corretas.
Gabarito Letra B
Fonte
http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/perguntas_e_respostas/PerguntasFrequentesSCFV_032017.pdf
https://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/suas/creas/pse_institucional.pdf
Deixe um comentário