A Psicologia da Saúde é caracterizada por ser uma área de especialização e atuação que recebe influência de outras diferentes áreas da Psicologia, tais como Psicologia Social, Psicologia Institucional e Psicologia Comunitária. Além da Psicologia, contribuem os conhecimentos da saúde coletiva e da assistência social, principalmente para as intervenções psicossociais, as quais são uma das estratégias de atuação em Psicologia da Saúde. Sobre tais intervenções, assinale a afirmativa correta.
- A) As intervenções psicossociais na comunidade foram destaque das análises teórico-práticas propostas por Lane (1993) por terem inaugurado a interface entre psicologia social e da saúde.
- B) As intervenções psicossociais são provenientes do paradigma experimental que influenciou o desenvolvimento da psicologia social psicológica em detrimento do paradigma que orientou a psicologia social crítica, de orientação sociológica.
- C) O fator que permitiu a identificação da interface entre psicologia social e da saúde nas intervenções psicossociais reside na compreensão do desenvolvimento da psicologia social, quando, a partir de Kant, o individual tem primazia sobre o social.
- D) O posicionamento ético do profissional da psicologia que pauta suas práticas em saúde na metodologia das intervenções psicossociais é desprovido de implicações individuais e coletivas, familiares ou não, pois se orienta exclusivamente por dimensões não clínicas.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) As intervenções psicossociais na comunidade foram destaque das análises teórico-práticas propostas por Lane (1993) por terem inaugurado a interface entre psicologia social e da saúde.
Gabarito Letra A
A Psicologia da Saúde é caracterizada por ser uma área de especialização e atuação que recebe influência de outras diferentes áreas da Psicologia, tais como Psicologia Social, Psicologia Institucional e Psicologia Comunitária. Além da Psicologia, contribuem os conhecimentos da saúde coletiva e da assistência social, principalmente para as intervenções psicossociais, as quais são uma das estratégias de atuação em Psicologia da Saúde. Sobre tais intervenções, assinale a afirmativa correta.
a) As intervenções psicossociais na comunidade foram destaque das análises teórico-práticas propostas por Lane (1993) por terem inaugurado a interface entre psicologia social e da saúde.
Certo! Vamos relembrar um pouco o que diz a autora mencionada na bibliografia em questão:
“A Psicologia na Comunidade tem trabalho, face a esse problema da saúde mental da população-em-risco, em dois campos distintos: de um lado, há, desde os anos 70, a tentativa de criação de Centros Comunitários de Saúde Mental nos bairros de periferia. Nesses centros a questão de saúde mental é discutida e trabalhada junto a essa população.
As experiências em geral são feitas por equipes multidisciplinares e têm oscilado entre um atendimento convencional a indivíduos com queixas de teor emocional e trabalhos educativos sobre saúde mental junto a pais, famílias, escolas e associações locais de moradores ou associações religiosas presentes no bairro. Outra atuação nessa área tem sido a luta pela presença de profissionais da área psicossocial em Centros ou Postos de Saúde, geridos pelo Governo do Estado ou do Município, fazendo equipe com os médicos e enfermeiras dessas unidades. Esse atendimento psicossocial tem variado também conforme a mentalidade real dessas equipes multidisciplinares e os tipos de ordens que são emanadas das chefias superiores, ainda hoje, quase que exclusivamente, em mãos de psiquiatras.”
b) As intervenções psicossociais são provenientes do paradigma experimental que influenciou o desenvolvimento da psicologia social psicológica em detrimento do paradigma que orientou a psicologia social crítica, de orientação sociológica.
Errado. As intervenções psicossociais se caracterizam como processo que visa aumentar a capacidade de desenvolvimento do ser humano, da família e da comunidade. Esse conceito se encaixa melhor no paradigma da psicologia social crítica, e não da psicologia social sociológica.
c) O fator que permitiu a identificação da interface entre psicologia social e da saúde nas intervenções psicossociais reside na compreensão do desenvolvimento da psicologia social, quando, a partir de Kant, o individual tem primazia sobre o social.
Errado. Para a psicologia social, o individual não tem primazia sobre o social.
d) O posicionamento ético do profissional da psicologia que pauta suas práticas em saúde na metodologia das intervenções psicossociais é desprovido de implicações individuais e coletivas, familiares ou não, pois se orienta exclusivamente por dimensões não clínicas.
Errado. O posicionamento ético do profissional tem sim implicações individuais e coletivas, suas ações tem consequências, sempre.
Nosso gabarito é Letra A.
Referência
Lane, S. T. M., & Codo, W. (Orgs.). (1984). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense.
Deixe um comentário