A Psicologia Social Crítica compreendeu um movimento de compromisso da psicologia com a realidade brasileira. Tal empreitada reuniu um conjunto de movimentos que tinham como foco a implicação da proposta da psicologia com a práxis cotidiana, com os problemas sociais e com os contextos histórico-sociais. Para tanto, foi necessário encarar a dimensão política presente nas práticas psicológicas vigentes. Sobre o desenvolvimento da Psicologia Social Crítica analise os itens a seguir:
I. A proposta de uma Psicologia Social Crítica se desenvolveu como uma resposta teórico epistemológica de intelectuais e pesquisadores que estavam envolvidos com os movimentos sociais e políticos das décadas de 80 e 90.
II. A experiência da implantação de regimes socialistas na Europa e na América-Latina colocava em pauta a questão da revolução como solução dos problemas existentes.
III. No Brasil, a exigência de uma atuação mais concreta dos intelectuais na organização social e política ficou mais evidente no início da década de 1970, período em que, sob o regime militar, os psicólogos envolvidos com a psicologia na comunidade passaram a atuar junto aos setores populares.
Estão corretas as afirmações contidas nos itens:
- A) Somente I;
- B) Somente II;
- C) Somente I e III;
- D) Somente II e III;
- E) Todas as alternativas estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Somente II e III;
A questão está baseada no seguinte texto:
"A proposta de uma Psicologia Social Crítica surge também como uma resposta teóricoepistemológica de intelectuais e pesquisadores que estavam envolvidos com os movimentos sociais e políticos das décadas de 60 e 70.
Este é um período em que os movimentos populares se fortalecem e vão aglutinando um grupo crescente de pessoas em torno da reivindicação do atendimento das necessidades básicas e da contestação ao regime político vigente. As greves se espalham em vários setores da produção, o desemprego e a inflação alcançam números assustadores. Esse também foi um período em que se debatiam diretamente a questão do subdesenvolvimento e das amarras estruturais que impediam mudanças mais significativas no sistema de poder, na economia e, principalmente, na situação de desigualdade reinante. A experiência da implantação de regimes socialistas na Europa e na América - Latina colocava em pauta a questão da revolução como solução dos problemas existentes.
(...)
A exigência de uma atuação mais concreta dos intelectuais na organização social e política ficou mais evidente no início da década de 1970, periodo em que, sob o regime militar, os psicólogos envolvidos com a psicologia na comunidade passaram a atuar junto aos setores populares (Andery, 1989:205; Góis, 2003:71). Nestes espaços, as intervenções possíveis estavam na possibilidade de incitamento da racionalidade crítica, organização popular e participação política (Lane, 2006:17). A produção do conhecimento a partir da reflexão com a realidade prática, ou seja, a adoção de uma práxis aparecia como a única forma de produzir um conhecimento capaz de promover a emancipação social."
Fonte: "Psicologia social como psicologia política? A proposta de psicologia social crítica de Sílvia Lane" (Lima et al.)
Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas.
Portanto, estão corretas as afirmativas II e III. Encontramos a resposta na Letra D.
Estão corretas as afirmações contidas nos itens:
a) Somente I;
b) Somente II;
c) Somente I e III;
d) Somente II e III;
e) Todas as alternativas estão corretas.
Deixe um comentário