“A psicologia social da saúde configura-se como um campo de conhecimento e prática que trata das questões psicológicas com enfoque mais social, coletivo e comunitário voltado para a saúde.” (Aguiar, 2007.) Considerando a definição da psicologia social da saúde, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Todas as atividades da psicologia social da saúde devem se centrar tanto na busca de saúde integral quanto na busca da saúde mental.
( ) De acordo com a visão da autora Spink, a psicologia social da saúde é como um campo ampliado de atuação do psicólogo nas instituições de saúde.
( ) A psicologia social da saúde reconhece a saúde como um fenômeno multidimensional em que interagem aspectos biológicos, psicológicos e sociais; sendo assim, ela não tem como objetivo trabalhar dentro de um modelo integrado, apenas busca caminhar para uma compreensão mais holística do processo saúde-doença-cuidado.
A sequência está correta em
- A) F, F, V.
- B) V, V, F.
- C) F, V, F.
- D) V, F, V.
- E) V, V, V
Resposta:
A alternativa correta é letra B) V, V, F.
Gabarito: Letra B
(V) Todas as atividades da psicologia social da saúde devem se centrar tanto na busca de saúde integral quanto na busca da saúde mental.
Verdadeiro. A psicologia social da saúde pensa na saúde como um todo, e não apenas na saúde mental.
“A Psicologia Social da Saúde configura-se como um campo de conhecimento e prática que trata das questões psicológicas com enfoque mais social, coletivo e comunitário voltado para a saúde. Segundo Marín (1995, apud Camargo-Borges e Cardoso, 2005), caracteriza-se pela interlocução da Psicologia Social – com seus conhecimentos e técnicas – com o âmbito da saúde e destaca a interação como ponto fundamental do processo saúde-doença. A interação refere-se tanto ao homem e seu ambiente quanto aos diversos atores sociais presentes no cuidado com saúde. O autor ainda salienta que todas as atividades da Psicologia Social da Saúde centram-se mais na busca de uma saúde integral e não somente na saúde mental.”
(V) De acordo com a visão da autora Spink, a psicologia social da saúde é como um campo ampliado de atuação do psicólogo nas instituições de saúde.
Verdadeiro. Veja o que diz a bibliografia:
“Para Spink (2003), a psicologia social da saúde é como um campo ampliado de atuação do psicólogo nas instituições de saúde. Essa ampliação ocorreria, principalmente, em relação ao referencial de trabalho utilizado e exercido, pois, segundo a autora, a intervenção deve ser contextualizada, ou seja, é importante compreender toda a história e o contexto da instituição na qual será implementada uma ação, assim como as pessoas que compõem essa instituição. Faz-se necessário compreender que cada organização tem sua realidade local, sua cultura de relações e as histórias específicas das pessoas que recorrem a esses serviços.”
(F) A psicologia social da saúde reconhece a saúde como um fenômeno multidimensional em que interagem aspectos biológicos, psicológicos e sociais; sendo assim, ela não tem como objetivo trabalhar dentro de um modelo integrado, apenas busca caminhar para uma compreensão mais holística do processo saúde-doença-cuidado.
Falso. A psicologia social da saúde tem sim como objetivo trabalhar dentro de um modelo mais integrado, justamente por reconhecer a saúde como fenômeno multidimensional.
“A Psicologia Social da Saúde objetiva trabalhar dentro de um modelo mais integrado, reconhece a saúde como um fenômeno multidimensional em que interagem aspectos biológicos, psicológicos e sociais e caminha para uma compreensão mais holística do processo saúde-doença-cuidado. Dessa maneira sua inserção na atenção primária pode ser útil para contribuir na transformação das práticas em saúde rumo à integralidade (Camargo-Borges e Cardoso, 2005). Traz conceitos potentes e propostas de ação que muito se aproximam aos pressupostos de trabalho da atenção primária. Vemos que os dois discursos se organizam em torno de eixos que apostam na construção do fazer conjunto, coletivo e valorizam a localidade e as interações dela decorrentes.”
Assim, a sequência correta é V V F
Nosso gabarito é Letra B
Referência
Aguiar, Silvia Gomes, & Ronzani, Telmo Mota. (2007). Psicologia social e saúde coletiva: reconstruindo identidades. Psicologia em Pesquisa, 1(2), 11-22. Recuperado em 07 de maro de 2021, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-12472007000200003&lng=pt&tlng=pt.
Deixe um comentário