A Psicologia Social dedicou grande parte de seus estudos à compreensão de processos grupais, em que pressões e padrão do grupo podem ser compreendidos como argumentos reais ou imaginários, manifestos ou velados queseus membros utilizam para garantir a fidelidade dos demais aos objetivos
- A) do grupo e ao padrão de conduta estabelecido.
- B) de parte do grupo, que dependem das demais orien tações do líder.
- C) do líder do grupo, responsável por conduzir a moti vação de todos.
- D) compartilhados que favoreçam a ascensão do líder.
- E) comuns e disputarem pela escolha de seu líder.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) do grupo e ao padrão de conduta estabelecido.
Bock (2001) discorre sobre a dinâmica dos grupos e menciona o compêndio escrito por Cartwright e Zander (1953) que trata de alguns temas da teoria dos grupos:
coesão do grupo: condições necessárias para a sua manutenção;
pressões e padrão do grupo: argumentos reais ou imaginários, manifestos ou velados que seus membros utilizam para garantir a fidelidade dos demais aos objetivos do grupo e ao padrão de conduta estabelecido;
motivos individuais e objetivos do grupo: elementos que garantem fidelidade e que estão relacionados com a escolha que cada indivíduo faz ao decidir participar de um grupo.
liderança e realização do grupo: força de convencimento (carisma) exercida por um ou mais indivíduos sobre os outros e o tipo de atividade exercida pelo grupo;
propriedades estruturais dos grupos: padrões de comunicação, desempenho de papéis, relações de poder etc.
Como podem ver, a questão manteve-se fiel ao trecho do qual foi retirada. A frase que melhor completa a sentença foi apresentada pela ALTERNATIVA A.
Erros das demais alternativas:
b) de parte do grupo, que dependem das demais orientações do líder.
c) do líder do grupo, responsável por conduzir a motivação de todos.
d) compartilhados que favoreçam a ascensão do líder.
e) comuns e disputarem pela escolha de seu líder.
Fonte: BOCK, A. M. M.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.
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