Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A Psicologia Social do Trabalho estuda e promove discussões sobre as implicações políticas e sociais da relação indivíduo-trabalho no contexto social (Sato, Bernardo & Oliveira, 2008), tendo como premissa que as relações de trabalho são permeadas por assimetrias de poder. Nessa perspectiva, a prática do psicólogo prevê, EXCETO:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E) Entender que existe a pessoa certa para o lugar certo e depende do psicólogo essa harmonização.

Gabarito Letra E

A Psicologia Social do Trabalho estuda e promove discussões sobre as implicações políticas e sociais da relação indivíduo-trabalho no contexto social (Sato, Bernardo & Oliveira, 2008), tendo como premissa que as relações de trabalho são permeadas por assimetrias de poder. Nessa perspectiva, a prática do psicólogo prevê, EXCETO:
a)  Que a intervenção deve se iniciar com uma análise integral das contradições do trabalho dentro das condições dadas por seus processos de produção particulares.

Certo! Veja o que diz a bibliografia:

“Conforme já foi destacado anteriormente, a Psicologia Social do Trabalho estuda e promove discussões sobre as implicações políticas e sociais da relação indivíduo-trabalho no contexto social (Sato, Bernardo, & Oliveira, 2008), tendo como premissa que as relações de trabalho são permeadas por assimetrias de poder. A prática do psicólogo, nessa perspectiva, pressupõe que sua intervenção deve se iniciar com uma análise integral das contradições do trabalho dentro das condições dadas por seus processos de produção particulares. Essa ação da Psicologia parte da ideia de que as identidades das pessoas não são fixas, pelo contrário, correspondem a posições específicas dadas pelo contexto social e insitucional, no qual se constrói, dia a dia, a cotidianidade do trabalho (Sato, 2003; Sato, Bernardo, & Oliveira, 2008)”


b)  A percepção de que as identidades das pessoas não são fixas; pelo contrário, correspondem a posições específicas dadas pelo contexto social e institucional, no qual se constrói, dia a dia, a cotidianidade do trabalho.

Certo! Essa informação também está no trecho apresentado na afirmativa anterior.


c)  A superação de esquemas alienados, que, muitas vezes, estão presentes na sua formação.

Certo! Veja:

 “Tal postura implica a necessidade de pensar outras formas de fazer Psicologia com o propósito de estabelecer novas configurações que possam responder aos problemas reais e atuais. Nessa perspectiva, um dos principais desafios do psicólogo consiste em deixar de lado a ideia de se pensar como autoridade única, dona de um conhecimento mítico sobre o outro. Cabe a esse profissional superar os esquemas alienados, que, muitas vezes, estão presentes na sua formação, abandonando posturas cômodas que prevalecem em seu exercício e desmontando discursos legiimadores de práicas focadas nos interesses dos mais privilegiados.”


d)  O abandono de posturas cômodas, que prevalecem em seu exercício, desmontando discursos legitimadores de práticas focadas nos interesses dos mais privilegiados.

Certo! Essa informação também está no trecho apresentado na afirmativa anterior.


e)  Entender que existe a pessoa certa para o lugar certo e depende do psicólogo essa harmonização.

Errado. Se as identidades das pessoas não são fixas, também não é possível afirmar que exista pessoa certa para lugar certo.

 

Nosso gabarito é Letra E

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *