Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A Psicologia Social tem por objeto de estudo a interação social, a interdependência entre os indivíduos e o encontro social.


De acordo com a perspectiva do encontro social, atitude é

Resposta:

A alternativa correta é letra B) o desenvolvimento de crenças, valores e opiniões a partir da percepção do meio social e da afetividade atribuída a essa percepção.

 

A Psicologia Social tem por objeto de estudo a interação social, a interdependência entre os indivíduos e o encontro social.

De acordo com a perspectiva do encontro social, atitude é

 

Considerando a perspectiva da Psicologia Social em relação a noção de ATITUDE, Leal & Cols., (2007, pp. 2-3) destacam:

 

“Para a psicologia social, diferentemente do que se pensa no senso comum, o ser humano, não toma atitudes (ação, comportamento), mas sim desenvolvemos atitudes (crenças, valores) em relação aos objetos do meio social. As atitudes são aprendidas no processo de socialização, no meio social onde o sujeito está inserido.”

  

Com base no que traz a literatura vamos a análise das alternativas:

 

a)  o processo que vai desde a emissão e elaboração do estímulo pelos órgãos dos sentidos até a atribuição de significado ao estímulo.

Alternativa INCORRETA. Tal afirmação faz alusão ao conceito de PERCEPÇÃO SOCIAL. Acompanhe o que destaca Bock & Cols., (1999):

“A percepção é, pois, um processo que vai desde a recepção do estímulo pelos órgãos dos sentidos até a atribuição de significado ao estímulo.”

 

b)  o desenvolvimento de crenças, valores e opiniões a partir da percepção do meio social e da afetividade atribuída a essa percepção.

Alternativa CORRETA. O entendimento preconizado pela assertiva é compatível com a perspectiva sobra atitude, mencionada na literatura acima.

 

c)  o surgimento de comportamentos positivos em relação a determinada pessoa ou grupo, que nos predispõe a uma ação favorável em relação a eles.

Alternativa INCORRETA. Tanto o surgimento de comportamento positivos, como negativos estão relacionados a maneira como o indivíduo elabora a sua percepção do meio social. Acompanhe sobre o assunto, o que preconiza Bock & Cols., (1999):

“partir da percepção do meio social e dos outros, o indivíduo vai organizando estas informações, relacionando-as com afetos (positivos ou negativos) e desenvolvendo uma predisposição para agir (favorável ou desfavoravelmente) em relação às pessoas e aos objetos presentes no meio social. À essas informações com forte carga afetiva, que predispõem o indivíduo para uma determinada ação (comportamento), damos o nome de atitudes.”

 
 

d)  o repertório de habilidades sociais aprendidas que envolvem interações sociais favoráveis ao desenvolvimento do indivíduo.

Alternativa INCORRETA. Note que “atitudes” para a Psicologia Social são aprendidas no processo de socialização, no meio social onde o sujeito está inserido, estando o conceito de “atitudes” interligado a questão da “percepção social”, e nesta a predisposição não é entendida apenas sob aspectos favoráveis, mas também considerando aspectos desfavoráveis relacionados.

 

e)  o hábito de usar uma impressão generalizada de um grupo de pessoas para influenciar a percepção de um indivíduo em particular.

Alternativa INCORRETA. Na realidade, a Psicologia Social não recomenda este tipo de generalização preconizada, antes compreende que distintos papéis sociais levam a possibilidades de responder de forma contextualizada em diferentes situações. Sobre isso, Bock & Cols., (1999) mencionam:

“Os diferentes papéis sociais e a nossa enorme plasticidade como seres humanos permitem que nos adaptemos às diferentes situações sociais e que sejamos capazes de nos comportar diferentemente em cada uma delas.”

 

______________

Fonte consultada:

LEAL, V. C., ANDRADE, É. F., & QUEIROZ, J. T. (2007). A influência das experiências sociais na atitude dos idosos em relação ao envelhecimento. Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social14.

 

BOCK, A. M., FURTADO, O., & Teixeira, M. L. T. (1999). A psicologia e as psicologias. ______ Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. Saraiva, 14-29.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *