A Psicologia tem produzido conhecimentos que embasam a atuação profissional no campo da Assistência Social e que subsidiam o desenvolvimento de atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários. São fatos relevantes na atuação do psicólogo nas Políticas de Proteção Social:
- A) o psicólogo avalia os resultados da adoção de políticas públicas para os grupos de estudantes matriculados na rede pública de educação, assessorando em políticas de melhoria do desempenho escolar e diminuição dos índices de repetência escolar.
- B) com seus conhecimentos, o psicólogo realiza intervenções com a finalidade de monitorar a participação individualizada no desenvolvimento das políticas públicas, nas parcerias público- privada e prestar contas ao governo do resultados obtidos.
- C) a Psicologia contribui para a participação social, recuperando o indivíduo na interseção de sua história com a de sua sociedade, transformando-o em herói de sua história, condição básica para o sucesso na sociedade.
- D) a Psicologia pode contribuir para resgatar o vínculo do usuário com a sua família. A dignidade do público-participante das políticas sociais é favorecida quando o sujeito está inserido em uma família estruturada e tem a segurança do emprego formalizado.
- E) a partir de uma análise crítica, a Psicologia ajuda a pensar a relação da dignidade do público-participante e o enfrentamento das dificuldades de realização do controle social na elaboração das ações e políticas destinadas a sua comunidade.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) a partir de uma análise crítica, a Psicologia ajuda a pensar a relação da dignidade do público-participante e o enfrentamento das dificuldades de realização do controle social na elaboração das ações e políticas destinadas a sua comunidade.
Gabarito: Letra E
A Psicologia tem produzido conhecimentos que embasam a atuação profissional no campo da Assistência Social e que subsidiam o desenvolvimento de atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários. São fatos relevantes na atuação do psicólogo nas Políticas de Proteção Social:
a) o psicólogo avalia os resultados da adoção de políticas públicas para os grupos de estudantes matriculados na rede pública de educação, assessorando em políticas de melhoria do desempenho escolar e diminuição dos índices de repetência escolar.
Errado. Auxiliar em políticas para desempenho escolar é uma função mais específica do psicólogo escolar, não sendo tão relevante no contexto específico da questão.
b) com seus conhecimentos, o psicólogo realiza intervenções com a finalidade de monitorar a participação individualizada no desenvolvimento das políticas públicas, nas parcerias público- privada e prestar contas ao governo do resultados obtidos.
Errado. O psicólogo não monitora participação individualizada, até porque essa seria uma missão inviável. Também não exerce uma função de fiscalização diretamente como a alternativa leva a entender.
c) a Psicologia contribui para a participação social, recuperando o indivíduo na interseção de sua história com a de sua sociedade, transformando-o em herói de sua história, condição básica para o sucesso na sociedade.
Errado. A psicologia social busca, sim, recuperar o indivíduo na intersecção de sua história com a história de sua sociedade, mas não necessariamente deve o transformar em “herói”. Isso não é uma condição básica para nada.
d) a Psicologia pode contribuir para resgatar o vínculo do usuário com a sua família. A dignidade do público-participante das políticas sociais é favorecida quando o sujeito está inserido em uma família estruturada e tem a segurança do emprego formalizado.
Errado. Infelizmente, a psicologia não tem nenhuma influência sobre o tipo de vínculo empregatício do usuário dos serviços. Além disso, se o emprego formalizado fosse uma condição para a dignidade dos sujeitos, viveríamos em uma crise de dignidade.
e) a partir de uma análise crítica, a Psicologia ajuda a pensar a relação da dignidade do público-participante e o enfrentamento das dificuldades de realização do controle social na elaboração das ações e políticas destinadas a sua comunidade.
Certo!
“A Psicologia pode contribuir para resgatar o vínculo do usuário com a Assistência Social. A dignidade do público-participante é favorecida a partir de uma relação qualificada com a Assistência Social. Isto impõe a necessidade de se pensarem possibilidades de enfrentamento das dificuldades de realização do controle social. Existe, de fato, espaço para os usuários, na elaboração das ações e políticas destinadas a sua comunidade? A partir de uma análise crítica da Assistência Social, os psicólogos devem contribuir para a superação dessas barreiras. Nós, psicólogos, temos muito a contribuir neste processo. Trazemos como acúmulo as aprendizagens e convicções forjadas na luta pela afirmação da Reforma Psiquiátrica, pela desinstitucionalização, em todas as suas formas, explícitas ou maquiadas. Nesse movimento, a crença norteadora foi no potencial dos usuários dos serviços, enquanto sujeitos capazes de autonomia e independência e que não necessitavam continuar nesse processo de exclusão e de tutela”
Nosso gabarito é Letra E
Fonte: Referências Técnicas para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2007/08/cartilha_crepop_cras_suas.pdf
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