Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A respeito da discussão sobre a noção de exclusão proposta por Wanderley (2008), analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


(   ) As causas de pobreza e exclusão social não possuem ligação com o contexto do espaço e tempo onde se inserem, haja vista que são fenômenos globais homogêneos.


(   ) O conceito de desqualificação não possui correlação com a situação de empregabilidade.


(   ) O conceito de desafiliação foi cunhado por Castel e refere-se a ruptura de vínculo societal.


(   ) A pobreza é considerada um fenômeno multidimensional e não significa apenas ausência de renda


(   ) Os ciclos de exclusão são reforçados pela naturalização deste fenômeno como insuperável e pelo reforçamento dos estigmas.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) F – F – V – V – V.

Gabarito Letra B

A respeito da discussão sobre a noção de exclusão proposta por Wanderley (2008), analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


(F) As causas de pobreza e exclusão social não possuem ligação com o contexto do espaço e tempo onde se inserem, haja vista que são fenômenos globais homogêneos.

Falso! As causas de pobreza e exclusão estão intimamente ligadas com o contexto de tempo e espaço.

 “Ao se tratar concretamente do tema da exclusão é necessário precisar o espaço de referência que provoca a rejeição (categoria fundamental). Qualquer estudo sobre a exclusão deve ser contextualizado no espaço e tempo ao qual o fenômeno se refere.”


(F) O conceito de desqualificação não possui correlação com a situação de empregabilidade.

Falso! O conceito de desqualificação passa essencialmente pelo emprego.


(V) O conceito de desafiliação foi cunhado por Castel e refere-se a ruptura de vínculo societal.

Verdadeiro! Veja:

“A "desafiliação": analisando as metamorfoses da questão social Robert Castel cunha este conceito, significando uma ruptura de pertencimento, de vínculo societal. "Efetivamente, desafiliado é aquele cuja trajetória é feita de uma série de rupturas com relação a estados de equilíbrio anteriores, mais ou menos estáveis, ou instáveis". Estão aqui consideradas as populações com insuficiência de recursos materiais e também aquelas fragilizadas pela instabilidade do tecido relacionai, não somente em vias de pauperização mas de desafiliação, ou seja, perda de vínculo societal... "O que chamei de desafiliação não é o equivalente necessariamente a uma ausência completa de vínculos, mas à ausência de inscrição do sujeito em estruturas que têm um sentido"


(V) A pobreza é considerada um fenômeno multidimensional e não significa apenas ausência de renda

Verdadeiro! Veja:

A pobreza contemporânea tem sido percebida como um fenômeno multidimensional atingindo tanto os clássicos pobres indigentes, subnutridos, analfabetos...) quanto outros segmentos da população pauperizados pela precária inserção no mercado de trabalho (migrantes discriminados, por exemplo). Não é resultante apenas da ausência de renda; incluem-se aí outros fatores como o precário acesso aos serviços públicos e, especialmente, a ausência de poder. Nesta direção, o novo conceito de pobreza se associa ao de exclusão, vinculando-se às desigualdades existentes e especialmente à. privação de poder de ação e representação e, nesse sentido, exclusão social tem que ser pensada também a partir da questão da democracia.”


(V) Os ciclos de exclusão são reforçados pela naturalização deste fenômeno como insuperável e pelo reforçamento dos estigmas.

Verdadeiro! Veja:

“A naturalização do fenômeno da exclusão e o papel do estigma servem para explicitar, especificamente no caso da sociedade brasileira, a natureza da incidência dos mecanismos que promovem o ciclo de reprodução da exclusão, representado pela aceitação tanto ao nível social, como do próprio excluído, expressa em afirmações como "isso é assim e não há nada para fazer"

 

Assim, a sequência correta é F F V V V.

Gabarito Letra B.

 

Referência

SAWAIA, Bader. As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2001.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *