Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A respeito da psicologia comunitária brasileira, assinale a afirmativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra E) O desenvolvimento da psicologia comunitária abriu novos mercados de trabalho para o psicólogo, tradicionalmente ligado à clínica privada.

Análise das alternativas:

 

a) Incorreta. A Psicologia Social praticada na América Latina, até a década de 1970, esteve grandemente influenciada pelo paradigma da Psicologia Social Psicológica, tendência até hoje dominante na América do Norte. Ao final da década, porém, muitos psicólogos sociais latino-americanos iniciaram um forte movimento de questionamento à Psicologia Social norte-americana (em função de seu experimentalismo e individualismo), em prol de uma psicologia social mais contextualizada, isto é, mais voltada para os problemas políticos e sociais que a região vinha enfrentando. 

 

b) Incorreta. Com Sílvia Lane, na PUC, de São Paulo, a Psicologia Comunitária começou a adquirir espaço e visibilidade no Brasil, ainda em pleno regime militar. Iniciam-se com ela os primeiros trabalhos de estudantes de psicologia junto às favelas e bairros da periferia, na cidade de São Paulo, na busca de uma aproximação e desenvolvimento de trabalhos comunitários pró-conscientização e transformação. 

 

c) Incorreta. As práticas da psicologia comunitária criticavam as teorias psicológicas que fossem  ahistóricas  e reducionistas e que, infelizmente, predominavam na formação dos futuros psicólogos. O erro está em dizer que a psicologia comunitária era comprometida com discussões desenvolvidas pelas NOVAS tendências da psicologia social. O correto seria ANTIGAS tendências. 

 

d) Incorreta. Pelo contrário, a atuação direta nas comunidades teve importância significativa para o desenvolvimento da psicologia comunitária. Olhar justificativa anterior. 

 

e) Correta. É a alternativa mais coerente: o desenvolvimento da psicologia comunitária abriu novos mercados de trabalho para o psicólogo, tradicionalmente ligado à clínica privada. Como exemplo, podemos citar: atuação em escola, comunidades, abordando diversos temas. 

 

Fonte:

 

http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26nspe/a05v26ns.pdf

 

JACÓ-VILELA, Ana Maria; SATO, Leny. Diálogos em psicologia social. SciELO-Centro Edelstein, 2012.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *