A respeito da Teoria das Representações Sociais, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A origem do conceito teórico das representações sociais, tal como proposto por Sergi Moscovici, remonta ao conceito de representação coletiva de Durkheim. Moscovici, criticando este último conceito, opta por trocar o adjetivo coletivo por social, admitindo que as representações são construídas pelos sujeitos quando da elaboração compartilhada do conhecimento, o que reforça a ideia da representação social como um conceito psicossocial.
( ) A Teoria do Núcleo Central (TNC) foi proposta por Jean Claude Abric (1998). O autor sustenta a hipótese de que toda representação social está organizada em torno de um núcleo central e de um sistema periférico. O núcleo central é responsável pela atualização e contextualização da representação. O sistema periférico está relacionado à memória coletiva dando significação, consistência e permanência à representação, sendo, portanto, estável e resistente a mudanças.
( ) Os dois principais processos envolvidos na elaboração das representações postulados por Moscovici são ancoragem e objetivação. A ancoragem refere-se à inserção do que é estranho no pensamento já constituído. Ou seja, ancoramos o desconhecido em representações já existentes. A objetivação é essencialmente uma operação formadora de imagens, o processo através do qual noções abstratas são transformadas em algo concreto, quase tangível.
( ) Denise Jodelet diverge das concepções de Moscovici, liderando uma abordagem cultural das RS. Para a autora, as representações são o estudo dos processos por meio dos quais os indivíduos constroem e interpretam seu mundo e sua vida, permitindo a integração das dimensões sociais e culturais com a história.
A alternativa que julga corretamente as assertivas é:
- A) V, V, F, F
- B) F, F, V, V
- C) V, F, F, V
- D) F, F, F, V
- E) V, F, V, F
Resposta:
A alternativa correta é letra E) V, F, V, F
Gabarito Letra E
(V) A origem do conceito teórico das representações sociais, tal como proposto por Sergi Moscovici, remonta ao conceito de representação coletiva de Durkheim. Moscovici, criticando este último conceito, opta por trocar o adjetivo coletivo por social, admitindo que as representações são construídas pelos sujeitos quando da elaboração compartilhada do conhecimento, o que reforça a ideia da representação social como um conceito psicossocial.
Verdadeiro!
“A origem do conceito teórico das “representações sociais”, tal como proposto por Moscovici, remonta ao conceito de representação coletiva de Durkheim. Criticando este último conceito, que leva em conta apenas os aspectos sociológicos do pensamento organizado, de modo que a representação surja como uma reprodução do social (Anadon e Machado, 2001), Moscovici opta por trocar o adjetivo “coletivo” por “social”, admitindo que as representações são construídas pelos sujeitos quando da elaboração compartilhada do conhecimento, o que reforça a idéia da representação social como um conceito psicossocial.”
(F) A Teoria do Núcleo Central (TNC) foi proposta por Jean Claude Abric (1998). O autor sustenta a hipótese de que toda representação social está organizada em torno de um núcleo central e de um sistema periférico. O núcleo central é responsável pela atualização e contextualização da representação. O sistema periférico está relacionado à memória coletiva dando significação, consistência e permanência à representação, sendo, portanto, estável e resistente a mudanças.
Falso. A afirmativa troca as responsabilidades do núcleo central e do sistema periférico.
“A Teoria do Núcleo Central (TNC) foi proposta por Jean Claude Abric (1998) no ano de 1976. O autor sustenta a hipótese de que toda representação social está organizada em torno de um núcleo central e um sistema periférico. O núcleo central está relacionado à memória coletiva dando significação, consistência e permanência à representação sendo, portanto, estável e resistente a mudanças. Esse núcleo é composto pelos elementos estáveis ou mais permanentes da representação social, sendo estes de natureza normativa e funcional. Os aspectos funcionais estão ligados à natureza do objeto representado e os normativos dizem respeito aos valores e normas sociais pertencentes ao meio social do grupo. O sistema periférico é responsável pela atualização e contextualização da representação. Para Flament (2001) a periferia de uma representação social é considerada um “para-choque” entre a realidade e um núcleo central que não muda facilmente. Conforme a Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 1998), uma representação social constitui-se como um conjunto organizado e estruturado de informações, crenças, opiniões e atitudes, composta de dois subsistemas - o central e o periférico -, que funcionam exatamente como uma entidade, onde cada parte tem um papel especifico e complementar”
(V) Os dois principais processos envolvidos na elaboração das representações postulados por Moscovici são ancoragem e objetivação. A ancoragem refere-se à inserção do que é estranho no pensamento já constituído. Ou seja, ancoramos o desconhecido em representações já existentes. A objetivação é essencialmente uma operação formadora de imagens, o processo através do qual noções abstratas são transformadas em algo concreto, quase tangível.
Verdadeiro!
“A função cognitiva de familiarização com a novidade, ao transformar o estranho — potencialmente ameaçador — em algo familiar, permite-nos evidenciar os dois principais processos envolvidos na elaboração das representações postulados por Moscovici em 1961: ancoragem e objetivação. A ancoragem refere-se à inserção orgânica do que é estranho no pensamento já constituído, ou seja, ancoramos o desconhecido em representações já existentes. Moscovici (1978, pg. 88) a concebe como um processo de domesticação da novidade sob a pressão dos valores do grupo, transformando-a em um saber capaz de influenciar, pois “nos limites em que ela penetrou numa camada social, também se constitui aí num meio capaz de influenciar os outros e, sob esse aspecto, adquire status instrumental”. Em suma, a ancoragem é feita na realidade social vivida, não sendo, portanto, concebida como processo cognitivo intraindividual.
A cristalização de uma representação nos remete, por sua vez, ao segundo processo: a objetivação, que é essencialmente uma operação formadora de imagens, o processo por meio do qual noções abstratas são transformadas em algo concreto, quase tangível, tornando-se “tão vívidos que seu conteúdo interno assume o caráter de uma realidade externa” (Moscovici, 1988, pg. 92). Este processo implica três etapas: primeiramente, a descontextualização da informação por meio de critérios normativos e culturais; em segundo lugar, a formação de um núcleo figurativo, a formação de uma estrutura que reproduz de maneira figurativa uma estrutura conceitual; e, finalmente, a naturalização, ou seja, a transformação destas imagens em elementos da realidade.”
(F) Denise Jodelet diverge das concepções de Moscovici, liderando uma abordagem cultural das RS. Para a autora, as representações são o estudo dos processos por meio dos quais os indivíduos constroem e interpretam seu mundo e sua vida, permitindo a integração das dimensões sociais e culturais com a história.
Falso. Jodelet não diverge das concepções de Moscovici.
“De acordo com Almeida (2005), não resta dúvida de que Denise Jodelet é a grande responsável por manter atual a proposição original de Moscovici, sistematizando e divulgando a teoria. Para Jodelet (2000 apud ALMEIDA, 2005, p. 128), as representações são o estudo dos processos pelos quais os indivíduos constroem e interpretam seu mundo e sua vida, permitindo a integração das dimensões sociais e culturais com a história.”
Assim, a sequência correta é V F V F
Gabarito Letra E.
Referência
Villas Bôas, Lúcia Pintor Santiso. (2004). Teoria das representações sociais e o conceito de emoção: diálogos possíveis entre Serge Moscovici e Humberto Maturana. Psicologia da Educação, (19), 143-166. Recuperado em 21 de janeiro de 2021, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752004000200008&lng=pt&tlng=pt.
Machado, Laêda Bezerra, & Aniceto, Rosimere de Almeida. (2010). Núcleo central e periferia das representações sociais de ciclos de aprendizagem entre professores. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 18(67), 345-363. https://doi.org/10.1590/S0104-40362010000200009
Representação social em ciências: um estudo preliminar nas séries iniciais do ensino fundamental. Disponível em: http://univates.br/revistas/index.php/signos/article/viewFile/704/694
Teorias e métodos em representações sociais. Disponível em: http://books.scielo.org/id/yjxdq/pdf/mororo-9788574554938-05.pdf
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