Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A técnica de grupos operativos tem sido largamente utilizada no Brasil em várias áreas.

 

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra E) O líder de mudança surge quando um aspecto importante foi explicitado e contribui para o movimento dialético do grupo.

Análise das alternativas:

a)  O grupo operativo pressupõe a tarefa explícita que o enquadre.

INCORRETA. A técnica do grupo operativo pressupõe a tarefa explícita (aprendizagem, diagnóstico ou tratamento), a tarefa implícita (o modo como cada integrante vivencia o grupo) e o enquadre, que são os elementos fixos (o tempo, a duração, a frequência, a função do coordenador e do observador). 
 

b)  O conceito de pertinência tem a ver com o sentimento de se sentir parte do grupo.

INCORRETA. O conceito de pertinência consiste na eficácia com que se realizam as ações no grupo. O conceito de pertença refere-se à descrição feita pelo item: sentimento de ser parte do grupo. 
 

c)  A horizontalidade do grupo tem a ver com a soma das verticalidades dos participantes.

INCORRETA. A horizontalidade não se relaciona com a soma das verticalidades dos membros, porque há uma construção coletiva resultante da interação de aspectos de sua verticalidade, gerando uma história própria e inovadora que dá ao grupo sua especificidade e identidade grupal. 
 

d)  Os papéis que emergem em um grupo, como bode‐expiatório ou porta‐voz, não se alternam.

INCORRETA. Alguns papéis são fixos, como coordenador e observador. O bode-expiatório e o porta-voz articulam-se com as necessidades individuais e grupais, podendo alternar-se. 
 

e)  O líder de mudança surge quando um aspecto importante foi explicitado e contribui para o movimento dialético do grupo.

CORRETA. Segundo Gayotto (1992), esta é a função do líder de mudança e, por isso, a afirmação será nossa resposta. 


Fonte: BASTOS, Alice Beatriz. A técnica de grupos operativos à luz de Pichon-Rivière e Henri Wallon. Psicólogo Informação, 2010.

 

 

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *