Acerca da atuação do psicólogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos serviços prestados por esse equipamento, assinale a alternativa correta.
- A) A Proteção Social Especial tem como objetivo prevenir situações de risco nas populações que vivem em situação de vulnerabilidade social.
- B) O psicólogo que atua no CRAS atende prioritariamente casos que implicam violação de direitos, como violência e abuso sexual, exploração do trabalho infantil e pessoas em situação de rua.
- C) Para que o processo de exclusão/marginalização, assistencialismo e tutela das populações atendidas pelo CRAS seja rompido, é preciso que o psicólogo defenda a institucionalização do cuidado.
- D) O foco de atuação do CRAS é a prevenção e a promoção da vida, por isso a atuação do psicólogo deve buscar a valorização das potencialidades dos sujeitos, das famílias e da comunidade.
- E) O CRAS atende às demandas da Proteção Social Especial.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) O foco de atuação do CRAS é a prevenção e a promoção da vida, por isso a atuação do psicólogo deve buscar a valorização das potencialidades dos sujeitos, das famílias e da comunidade.
Acerca da atuação do psicólogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos serviços prestados por esse equipamento, assinale a alternativa correta.
a) A Proteção Social Especial tem como objetivo prevenir situações de risco nas populações que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Segundo o documento do CFP "Referência técnica para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS", esse é o objetivo da Proteção Social Básica.
Assertiva Falsa.
b) O psicólogo que atua no CRAS atende prioritariamente casos que implicam violação de direitos, como violência e abuso sexual, exploração do trabalho infantil e pessoas em situação de rua.
Esses atendimentos estão mais relacionados com o CREAS.
Assertiva Falsa.
c) Para que o processo de exclusão/marginalização, assistencialismo e tutela das populações atendidas pelo CRAS seja rompido, é preciso que o psicólogo defenda a institucionalização do cuidado.
Essa afirmativa distorce o seguinte texto do CFP:
"Temos compromisso com a autonomia dos sujeitos, com a crença no potencial dos moradores e das famílias das populações referenciadas pelos CRAS, para que rompam com o processo de exclusão/marginalização, assistencialismo e tutela. É fundamental a apropriação do lugar de protagonista na conquista e afirmação de direitos, para que possamos trabalhar com essa perspectiva. Para uma atuação ética e política, compreendemos ser imprescindível a identificação e apropriação da atuação, enquanto profissional, e crença no que se faz, mesmo diante de adversidades e desafios inerentes a ela. Isso contribui para um protagonismo de fato, capaz de fomentar, em outros, a construção de autonomias e a geração de outros protagonistas."
Assertiva Falsa.
d) O foco de atuação do CRAS é a prevenção e a promoção da vida, por isso a atuação do psicólogo deve buscar a valorização das potencialidades dos sujeitos, das famílias e da comunidade.
Essa é a alternativa que está de acordo com o CFP. Veja:
"Quando estamos dentro dos territórios de pertencimento das camadas mais apartadas do acesso a bens e serviços, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, motivo da elaboração deste primeiro documento, o que temos como propósito é nos ocuparmos das situações que demandam atenção, cuidado, aproximação. O CRAS tem como objetivo o desenvolvimento local, buscando potencializar o território de modo geral. O foco da atuação do CRAS é a prevenção e promoção da vida, por isso o trabalho do psicólogo deve priorizar as potencialidades."
Assertiva Correta.
e) O CRAS atende às demandas da Proteção Social Especial.
Na verdade, o CRAS atende as demandas da Proteção Social Básica.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra D.
Deixe um comentário