Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Acerca de comportamento pró-social, assinale a opção CORRETA.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) O modelo teórico de Latané e Darley conceitua o comportamento pró-social como uma resposta de ajuda que constitui o ponto final de uma série de cinco respostas cognitivas.

   

Acerca de comportamento pró-social, assinale a opção CORRETA.

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"O modelo teórico de Latané e Darley (1970) conceitua o comportamento pró-social como uma resposta de ajuda que constitui o ponto final de uma série de cinco decisões cognitivas (1. percepção da situação; 2. interpretação da situação como sendo uma emergência; 3. decisão de assumir responsabilidade pela ajuda; 4. identificação de uma maneira capaz de ajudar; 5. decisão final de ajudar). Em cada passo do processo, tal como no anterior, pode resultar uma decisão em não ajudar ou uma decisão que leva o indivíduo ao passo seguinte na direção do comportamento altruísta.

(...)

Essa tendência foi inicialmente interpretada por eles como uma resultante do princípio de difusão de responsabilidade, segundo o qual se o número de circunstantes ou espectadores é grande, a responsabilidade pela ajuda se torna difusa e diluída no grupo, tendo como consequência uma baixa probabilidade de ajuda.

(...)

Romer e seus associados (CALLERO, 1986 ROMER, GRUDER & LIZZADRO, 1986) identificaram quatro orientações altruístas baseadas no grau de necessidade individual de prestar ajuda e de receber ajuda:


a) altruístas: aqueles que são motivados a ajudar os outros sem receber nada em troca;
b) doadores receptivos, os que ajudam para obter algo em troca;
c) egoístas, motivados basicamente para receber ajuda, mas não para dar ajuda;
d) os individualistas, que não são motivados nem para para dar nem para receber ajuda.

(...)

A ajuda depende dos julgamentos que fazemos sobre o merecimento da vítima e de nossas inferências em relação às causas de seu "infortúnio". Se concluímos que a pessoa está em dificuldades porque foi negligente e, de alguma forma, é responsável por seu destino, a ajuda tende a ser pouco provável. Uma explicação para essa tendência pode a ser dada a partir da hipótese do mundo justo (LERNER & SIMMONS, 1966), já mencionada anteriormente.

(...)

A abordagem normativa

 

Uma outra vertente teórica de estudo do altruísmo, no âmbito da psicologia social, propõe que, muitas vezes, os indivíduos ajudam os outros por conta de certas normas em sociedade, que prescrevem o comportamento apropriado em determinadas situações. As normas constituem, portanto, expectativas sociais, que os orientam quanto a como devem agir quando alguém precisa de auxílio.

 

Sob esse enfoque, os fatores sociais são muito mais importantes que os fatores biológicos na determinação do comportamento pró-social humano. Por outro lado, argumenta-se que as pessoas ajudam aqueles em necessidade movidos, não por avaliações calculadas em termos de seu autointeresse, mas simplesmente porque algo lhes diz que devem ajudá-los."

 

Fonte: "Psicologia Social" (Rodrigues et al.)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra A.

 

a) O modelo teórico de Latané e Darley conceitua o comportamento pró-social como uma resposta de ajuda que constitui o ponto final de uma série de cinco respostas cognitivas.

 

b) De acordo com o princípio da difusão de responsabilidade, quando o número de circunstantes é pequeno, a responsabilidade pela ajuda se torna difusa e diluída no grupo, tendo como consequência uma alta probabilidade de ajuda.

 

c) Romer e colaboradores identificaram somente três orientações altruístas baseadas no grau de necessidade individual de prestar e de receber ajuda.

 

d) A ajuda depende dos julgamentos que fazemos sobre o merecimento da vítima e de nossas inferências em relação às causas do infortúnio. Isso é explicado pela teoria do mundo injusto de Lerner e Simmons.

 

e) A abordagem normativa enfoca as características pessoais que influenciam o comportamento pró-social.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *