Ações que acontecem entre vários grupos ou individualmente são chamadas processos de
- A) acomodação.
- B) interação social.
- C) assimilação.
- D) dissonância.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) interação social.
Gabarito: Letra B
Ações que acontecem entre vários grupos ou individualmente são chamadas processos de
a) acomodação.
Errado. Acomodação é um dos processos que compõem a adaptação na teoria de Piaget, veja:
“Adaptação é o termo de Piaget para o modo como a criança lida com as novas informações à luz do que ela já sabe. A adaptação ocorre por intermédio de dois processos complementares: (1) assimilação, que é absorver informação nova e incorporá-la às estruturas cognitivas existentes, e (2) acomodação, que é ajustar as próprias estruturas cognitivas para encaixar a informação nova
b) interação social.
Certo! A interação social é o processo através do qual as pessoas se relacionam umas com as outras, num determinado contexto social.
c) assimilação.
Errado. A assimilação também faz parte do processos descritos por Piaget, que vimos na letra A.
d) dissonância.
Errado. A dissonância cognitiva é um conceito importante da psicologia social, que fala sobre as contradições entre as atitudes e os comportamentos do indivíduo.
“De um modo geral, as atitudes parecem orientar o comportamento. Os cidadãos votam em candidatos de quem gostam, e as pessoas evitam comidas de que não gostam. O que acontece quando as pessoas possuem atitudes conflitantes? Em 1957, o psicólogo social Leon Festinger respondeu a essa pergunta propondo a teoria da dissonância cognitiva. Segundo essa teoria, ocorre dissonância – uma ausência de concordância – quando há uma contradição entre duas atitudes ou entre uma atitude e um comportamento. Por exemplo, as pessoas experimentam dissonância cognitiva quando fumam apesar de saberem que fumar pode matá-las. Uma suposição básica da teoria da dissonância cognitiva é que a dissonância causa ansiedade e tensão. Ansiedade e tensão causam desprazer. O desprazer motiva as pessoas a reduzir a dissonância. Geralmente, as pessoas reduzem a dissonância mudando suas atitudes ou comportamentos. Elas algumas vezes também racionalizam ou minimizam as discrepâncias.”
Gabarito: Letra B
Referência
GAZZANIGA, M., HEATHERTON, T. F. Ciência Psicológica: mente, cérebro e comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2005.
PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth Duskin (Colab.). Desenvolvimento Humano. 12ª ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2013
Deixe um comentário